12 dos 13 candidatos à prefeitura assinam compromisso com mulheres
Imagem Ilustrativa/Foto: José Cruz/Agência Brasil

Maringá

12 dos 13 candidatos à prefeitura assinam compromisso com mulheres

Eleições 2020 por Victor Simião em 05/11/2020 - 15:40

Entretanto, apenas quatro deles não fizeram ressalvas. A iniciativa é de um grupo que busca dividir de forma igual o número de secretarias para homens e mulheres e outra medida orçamentária.

Dos 13 candidatos que disputam a prefeitura de Maringá, 12 assinaram uma carta-compromisso com o grupo “Mais Mulheres No Poder”, iniciativa surgida neste ano na cidade. O documento propõe que as secretarias municipais sejam divididas de forma igual para o comando de homens e mulheres; pede, também, que 4% do orçamento municipal sejam destinados às políticas para as mulheres.

Assinaram o compromisso de forma integral ou parcialmente Akemi Nishimori (PL), Annibal Bianchini (PTC), Bovo (Pode), Carlos Mariucci (PT), Coronel Audilene (PP), Dr Batista (DEM), Eliseu Fortes (Patriota), Homero Marchese (Pros), Professor Edmilson (Psol), Rogério Calazans (Avante), Ulisses Maia (PSD) e Valdir Pignata (Cidadania).

De todos os que assinaram, apenas quatro não fizeram ressalva alguma. O restante apresentou uma ou outra demanda, explicou uma das organizadoras do grupo, a advogada Naiara Coelho. [ouça no áudio acima]

O candidato Evandro de Freitas Oliveira (PSDB) foi o único que não assinou. Procurado pela CBN, ele disse que concordava em dividir de forma igual o número de secretarias, mas que, por orientação jurídica, não poderia garantir 4% do orçamento às políticas públicas para mulheres.

Segundo Naiara Coelho, as ressalvas mostraram como os candidatos se comprometem com as mulheres. [ouça no áudio acima]

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade