341 pessoas perderam o trabalho no setor gastronômico em Maringá
Imagem ilustrativa/Free-Photos/Pixabay

Abrasel

341 pessoas perderam o trabalho no setor gastronômico em Maringá

Economia por Victor Simião em 01/07/2020 - 16:35

O dado é da Abrasel, entidade que representa bares, restaurantes e outros setores semelhantes. O motivo das demissões, segundo a entidade, foi o período que o setor ficou fechado em cumprimento ao decreto municipal por causa da pandemia da Covid-19 e que trouxe problemas econômicos. 

Segundo levantamento feito pela Abrasel em Maringá, ao menos 341 pessoas foram despedidas do setor de gastronomia na cidade. A associação representa bares, restaurantes e afins. O dado é relativo a 51 estabelecimentos e serve como amostra. A Abrasel representa mais de duas mil empresas no município.

O motivo da demissão foi o período de fechamento iniciado em março, devido à pandemia do novo coronavírus e que trouxe problemas econômicos.

As 51 empresas tinham 877 trabalhadores antes da pandemia. Ou seja, a demissão equivale a 40% do total. É preocupante, diz o diretor da Abrasel, Rafael Cecato.

No momento, bares estão impedidos de funcionar de noite. Já são quase duas semanas - e o prazo será aumentado por mais uma. A Prefeitura de Maringá diz que são medidas para evitar o contágio da Covid-19.

Maringá tem mais de 1.500 casos positivos da doença e 18 mortes até a tarde desta quarta-feira (01).

Cecato afirma entender as medidas da Prefeitura e diz estar havendo diálogo com o poder público.

A Abrasel estima que mais demissões podem ocorrer. A entidade monitora fechamentos de estabelecimentos, mas ainda não tem um dado consolidado.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade