A décima quinta legislatura

Podcast

A décima quinta legislatura

Podcast por Reginaldo Dias em 09/11/2020 - 12:22

O História das Eleições é apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias.

Ouça o 36º episódio:

Na relação com a eleição à prefeitura, constata-se que houve um espelhamento entre as duas disputas, uma influenciando a outra. De fato, 12 dos 15 vereadores eleitos estavam ligados às duas campanhas que polarizaram a disputa ao cargo de prefeito, ou seja, 7 vieram das coligações que apoiaram o prefeito Carlos Roberto Pupin e 5 das coligações que apoiaram o candidato Enio Verri.


Em 2012, a judicialização também atingiu a distribuição das cadeiras na Câmara Municipal. Na campanha majoritária, o Partido Verde (PV) se coligou com Enio Verri, sob a orientação da direção estadual. No âmbito dessa frente política, o PV formou uma chapa de vereadores com o PDT. Um agrupamento local do PV, porém, não se enquadrou e lançou uma chapa própria ao cargo de prefeito e à Câmara Municipal.


Em um primeiro momento, a justiça validou os votos dessa chapa própria e anulou os votos dos candidatos do PV que compuseram a chapa com o PDT. Na instância superior, no entanto, houve reversão dessa decisão. Desta maneira, foram anulados os votos das chapas próprias do PV e validados, na disputa para a Câmara de Vereadores, os votos do PV na chapa composta com PDT. Em resumo, a chapa PV e PDT atingiu o quociente e obteve a eleição de dois vereadores, ambos filiados ao PDT, Luizinho Gari e João Batista da Silva.


Na distribuição definitiva das cadeiras, constata-se que houve seis vereadores reeleitos: Bravin, Mario Verri, Humberto Henrique, Flavio Vicente, Manoel Sobrinho e Márcia Socreppa. Além desses, voltaram à Câmara Municipal os ex-vereadores Ulisses Maia e Chico Caiana.


Entre os titulares, a representação feminina foi exercida por Márcia Socreppa, mas a bancada teve o reforço, ao longo da legislatura, de Carmem Inocente e Marly Martins, que assumiram temporariamente uma cadeira como suplentes.


Ulisses Maia e Chico Caiana presidiram a Câmara naquela legislatura.


No final do mandato, três vereadores se candidataram ao cargo de prefeito: Ulisses Maia, Humberto Henrique e Flavio Vicente.


Em 2012, o campeão de votos foi Ulisses Maia. Ele obteve 6.476 votos, um novo recorde em números absolutos.


Retornando à Câmara Municipal como vereador mais bem votado, Ulisses Maia presidiu a casa e foi eleito prefeito no final daquela legislatura. Precedido apenas por Luiz de Carvalho, Ulisses Maia foi o segundo vereador a ser eleito diretamente ao cargo de prefeito.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade