A vida está entre o médico e o boleto?
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

A vida está entre o médico e o boleto?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 11/09/2020 - 07:40

Você se sente mal, uma indisposição, dores, algo está errado. Agenda a consulta e vai quando o dia chega. O médico ou médica conversa, examina e pede alguns exames. Você segue as orientações e volta. Entre o diagnóstico, receitas e uma boa conversa, o especialista te diz, você precisa se cuidar, pensar mais em você, tirar um tempo para praticar uma atividade física e desacelerar do trabalho.

O pedido de uma atitude mais saudável é uma prática de muitos profissionais de saúde. Porém, nem todos os pacientes estão aptos a cumpri-la. O trabalho nos sustenta, as contas vencem, é preciso garantir a sobrevivência, inclusive exames, medicamentos e consultas. 

Diante desta realidade as escolhas não são muitas, o reduz a atividade profissional, se dedica mais a sua saúde e menos ao trabalho, o que implica em reduzir ganhos, ou continua trabalhando e corre risco de uma piora na saúde física. 

Para um grande parte dos brasileiros isso é uma realidade. Não se tem muita opção. Ou a vida caminha em direção a sobrevivência ou no cuidado com a vida que deseja sobreviver, mas de forma ideal não tem condições para isso. 

O que nos faz ter menos ou mais escolhas? A resposta é simples, ser uma solução e problema. Ter mais soluções e percepções construtivas sobre o mundo que o cerca. Se qualificar. 

Vivemos muito ao sabor da própria sorte e não toleramos por muito tempo o sacrifício das buscas mais longas e duradouras. O desejo de se atingir um grau de qualidade tem por exigência uma qualificação. Um cuidado desde cedo com o futuro aproveitando oportunidades no presente e sem jogar fora o passado. 

A vida não pode ser feitas de rupturas e sim de construções constantes onde nossas experiências podem ser trabalhadas para gerar um conhecimento tácito eficiência diante da realidade que desejamos atuar e melhorar. Se coloque como uma eterna construção e invista na qualidade do que está construíndo. 

Quando estamos diante de crises profundas nós podemos mergulhar nelas para nos afogarmos em desespero ou podemos tomar ciência de nossa capacidade, aprender com esta realidade e nos transformarmos em pessoas mais maduras e resilientes. São exatamente estas pessoas que nos apontam soluções, nos geram uma visão mais ampla da realidade e nos ajudam a superar nossos limites. Exatamente o que precisamos hoje. 

Por isso, quando for ao médico e se encontrar aparentemente diante de uma opção sem uma solução lógica, trabalho e remuneração ou saúde e qualidade de vida, lembre-se que esta falta de alternativas é resultado de como encaramos a vida e o quanto queremos viver.

 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade