Agente comunitária de saúde vence desafios e é a primeira da família a concluir uma faculdade
Foto: Arquivo pessoal

Superação

Agente comunitária de saúde vence desafios e é a primeira da família a concluir uma faculdade

Educação por Luciana Peña em 02/03/2020 - 09:07

E Ana Maria da Silva voltou a estudar 19 anos depois de terminar o ensino médio. Ela trabalhava o dia todo em Colorado, onde mora, e à noite vinha para Maringá estudar.

Num país onde apenas  21% dos jovens de 18 a 24 anos cursam uma faculdade é sempre um prazer ouvir uma história de superação como a de Ana Maria da Silva, agente comunitária de saúde em Colorado, a 86 km de Maringá.

São as dificuldades e a necessidade de começar a trabalhar logo cedo que afastam os jovens do ensino superior.

Mas nunca é tarde para voltar a estudar. Como prova a história de Ana Maria. 

A agente de saúde nasceu na roça, numa família de oito irmãos. Na infância andava três quilômetros por dia para ir à escola. 

Terminou o ensino médio e depois de 19 anos voltou a estudar. No fim de semana Ana Maria recebeu o diploma de administradora de empresas. 

Foram quatro anos trabalhando o dia todo em Colorado e estudando à noite aqui em Maringá.

Ana Maria conseguiu 50% de bolsa do Prouni graças ao Enem e financiou pelo Fies o restante da mensalidade da faculdade.

A família sempre ajudou, inclusive com despesas como roupas, calçados e livros. No terceiro ano da faculdade Ana Maria quase desistiu porque as dificuldades se agravaram.

Quando está trabalhando, de casa em casa, orientando moradores sobre prevenção de doenças, Ana Maria não perde a oportunidade de também falar sobre a importância do estudo.

No futuro próximo Ana Maria pretende seguir a carreira de administradora de empresas. 

O sobrinho que começou a faculdade com a tia, acabou desistindo, mas toda a família está convencendo o jovem a voltar a estudar, o que ele deve fazer este ano.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade