Aplicação irregular de agrotóxico está matando abelhas e bichos da seda
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/internet

Astorga

Aplicação irregular de agrotóxico está matando abelhas e bichos da seda

Paraná por Luciana Peña em 19/02/2020 - 09:18

É o que alegam agricultores de Astorga. São 35 produtores que calculam um prejuízo de R$ 200 mil nos últimos 15 dias quando os animais começaram a morrer. Uma reunião na tarde desta quarta-feira (19) vai discutir o assunto.

A reunião será em Tupinambá, distrito de Astorga. 35 agricultores que produzem abelhas e bicho da seda vão se reunir para discutir a aplicação de agrotóxico em lavouras de cana-de-açúcar e soja. Os agricultores alegam que sempre sofreram perdas por causa de agrotóxico pulverizado nas lavouras vizinhas. Mas nos últimos 15 dias a situação se agravou diz a agricultora Cláudia Kamiato, uma das afetadas. Ela cria bicho da seda e o filho dela é apicultor.

Alguns agricultores fizeram denúncia ao Ministério Público. Eles esperam que os responsáveis pela contaminação  sejam identificados e paguem pelos prejuízos. As perdas em média são de 4 mil e 500 reais por produtor. Mas pelo menos  21 agricultores perderam tudo. A esperança também é que a fiscalização seja mais rigorosa para que isso não volte a acontecer. É o que diz João Donizete Saldan, supervisor de indústria de fios de seda que compra casulos do bicho da seda produzidos em Astorga, Sabaudia e Munhoz de Melo. 

A reunião vai ser no salão da Igreja às 14h.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade