Árbitra da região de Maringá será primeira mulher a apitar o clássico Corinthians x Palmeiras
A árbitra Fifa Edina Alves Batista vem ganhando projeção no cenário nacional e internacional. Recentemente, ela foi escalada para o Mundial de Clubes | Foto: Divulgação/CBF

Histórico

Árbitra da região de Maringá será primeira mulher a apitar o clássico Corinthians x Palmeiras

Esporte por Victor Ramalho/GMC Online em 02/03/2021 - 17:56

O clássico Corinthians x Palmeiras, pela 2ª rodada do Campeonato Paulista 2021, será histórico. Pela primeira vez na história, o derby paulista será comandado por uma árbitra mulher. Natural de Goioerê (a 160 quilômetros de Maringá), Edina Alves Batista estará no apito na noite desta quarta-feira (3), às 19h na NeoQuímica Arena.

A escala de arbitragem foi divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) na segunda-feira, 1º. O clássico terá Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral como árbitro de vídeo. Edina, aliás, vem em um momento de crescimento na carreira.

Integrante do quadro da Fifa desde 2016, ela se tornou a primeira mulher a apitar jogos do Campeonato Brasileiro da Série A após 14 anos de domínio masculino. Em 2019, a paranaense apitou várias partidas da Copa do Mundo de Futebol Feminino, incluindo a semifinal disputada entre Ingleterra e Estados Unidos.

No começo, do mês, a juíza fez parte do primeiro trio de arbitragem feminino a comandar uma partida oficial da Fifa no futebol masculino. Na ocasião, ela apitou a decisão de 5º lugar do Mundial de Clubes, entre Al-Duahil, do Qatar, e Ulsan, da Coréia do Sul. A auxiliar Neuza Inês Back também participou da partida.