Arquivado pedido de CP contra prefeito de Sarandi
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Arquivado pedido de CP contra prefeito de Sarandi

O Assunto é Política por Diniz Neto em 20/03/2018 - 09:45

Sarandi Os vereadores de Sarandi arquivaram o pedido de abertura de Comissão Processante contra o prefeito Walter Volpato.
A denúncia se referia a irregularidades identificadas pelo prefeito e por ele encaminhadas para sindicância e Ministério Público, assim entenderam 7 vereadores, contra 3 vereadores.

Das hipóteses. Todas as vezes que falamos de hipóteses, com variáveis, podemos cometer erros se fizermos uma afirmação pontual.

Ontem, quando falamos aqui na CBN sobre o caso Homero Marchese, Gilson Aguiar me perguntou objetivamente:

- Você acha que o Homero vai ser cassado?

Eu respondi que no caso da reabertura da CP ele seria cassado. Não avaliei a possibilidade de votos a seu favor e nem outras alternativas que ele poderia utilizar na defesa do seu mandato.

Preciso admitir que é temerária a afirmação assim, linear, porque o assunto é complexo e tem realmente muitas alternativas.

Há alguns dias falamos aqui sobre as tendências da Câmara. Como a maioria vota praticamente em bloco, temos quase sempre um 10 a 2. Porém até nisto é importante rever alguma afirmação. Há votos independentes, que sempre podem aparecer.

Posso dizer que se a CP for reaberta há uma tendência de cassação, que poderá ser ou não confirmada.

O partido NOVO, no Paraná, tem a proposta de ter apenas uma chapa de candidatos a deputado federal. Não terá chapa a deputado estadual e nem para a majoritária. Também não deve se coligar, na majoritária e nem na proporcional.

Rodoviária. Estive na Rodoviária. O prazo livre para estacionamento é de 15 minutos. Após, é preciso pagar.
Um amigo, professor universitário, foi buscar a esposa no fim de semana. Ao sair, havia passado 1 minuto (ou menos)... cancela travada... transtornos e R$ 4 reais de estacionamento.

Uma medida simples é ampliar esse tempo livre para 30 minutos. Enfim, olhar um pouco para as pessoas, pelo cidadão. Auxiliar e não complicar. Ter alguém no local para informar, para autorizar uma saída dessas – travada por alguns segundos.

Humanizar a gestão. Mais bom senso, menos regras, menos cobranças a quem já paga coisas demais.

Desenvolvimento. O governador Beto Richa assina em Londrina, no próximo dia 22, contrato para a execução do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável Metrópole Paraná Norte, que envolve 15 municípios do eixo Apucarana, Londrina e Maringá. Será às 11h30 no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIL).

O projeto, que tem como um dos articuladores o deputado federal Alex Canziani (PTB), envolve as empresas Urbtec TM Planejamento e Consultoria, de Curitiba, e a Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), de São Paulo, que venceram licitação pública e farão a consultoria, com apoio do BIRD, instituição financeira do Banco Mundial, e sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral.

O trabalho vai possibilitar a consolidação da interação e progresso de municípios que concentram 15% da população do Paraná (2 milhões de habitantes) e 13,84% do Produto Interno Bruto estadual.

O contrato é de R$ 3,51 milhões para ser executado em 12 meses. Serão beneficiadas as cidades de Apucarana, Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Rolândia e Sarandi

Presidente em Curitiba. Por falarno governador, ele receberá o presidente Temer e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, no dia 26 de março, às 10 horas, no Palácio Iguaçu. Acontecerá a entrega de 476 ambulâncias.

Câmara. Hoje tem sessão itinerante, no centro esportivo do Jardim São Silvestre, à Rua Pioneiro Artur Henschel. Começa às 19 horas. A sessão itinerante neste local acontece por solicitação dos vereadores Carlos Mariucci e Do Carmo.

Primeiro item da pauta: Aprovação do GRAU a Gestão de Resíduos da Arborização Urbana (Grau). Tem muita gente da área ambiental e de setores organizados da sociedade contra este projeto, com esta redação.

Eventos

A ONG Maria do Ingá - Direitos da Mulher realiza o XI Café Mulher e Política

Tema: A (in)visibilidade da mulher na política.

Debate com Carla Almeida e Eliane Maia (UEM).

22 de março, 19h30, no Sinteemar, rua professor Itamar Orlando Soares, 357.

O evento tem o apoio do Siteemar, Sismmar, STERM, Feitep e UEM.

Palestras e debates: Acontece hoje um ciclo de palestras e debates com o tema "A Retomada do Brasil". Será às 19h30, na Câmara Municipal, organizado pelo MBL.

CONVIDADOS Estarão em Maringá Kim Kataguri e Athur do Val, ao lado de Homero Marchese, Carlos Alencar Júnior, Paulo Eduardo Martins, Wolmir Aguiar e Sd. Pessuti.

 

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade