Associação Israelita de Maringá agora tem sede
Reprodução/Facebook

“Beit Tikvá”

Associação Israelita de Maringá agora tem sede

Cultura por Victor Simião em 03/09/2019 - 17:44

O espaço recém-inaugurado busca ser uma referência para quem professa a fé judaica no norte do Paraná.

Fundada em julho de 2017, a Associação Israelita do Norte do Paraná “Beit Tikvá” agora tem sede própria. O espaço foi inaugurado na semana passada em Maringá e deve ser usado para ações comemorativas e religiosas dos judeus da região. Na residência transformada em sede há um espaço reservado para a Sinagoga, onde se professa a fé e estuda a Torá, o livro sagrado, além de biblioteca e brinquedoteca.

Desde a fundação da Associação Israelita o grupo pleiteava um espaço, sonho agora realizado. O médico Jefferson Gualda está como o presidente da entidade. Segundo ele, a sede, além de fortalecer os vínculos da comunidade judaica, busca, também, mostrar a cultura do grupo para a sociedade.

Em Maringá a estimativa é que haja em torno de 15 famílias judias. Na região não há um dado preciso, mas a associação registra judeus em Paranavaí, Londrina e Umuarama.

O psicólogo Alexandre Israel comemorou a criação da sede em Maringá. O espaço servirá para manter a tradição judaica, disse.

O líder religioso no judaísmo é o rabino. O líder dessa associação é o norte-americano Joseph Edelheit. Ele esteve na sede na sexta-feira passada, durante a inauguração. Também participaram da cerimônia lideranças políticas e religiosas de Maringá.

Antes de haver a sede da associação, a comunidade judaica realizava as ações nas casas das famílias judias na cidade.

Os primeiros registros de judeus no Paraná datam dos anos 1930.

A sede da Associação Israelita do Norte do Paraná “Beit Tikvá” fica na Zona 5. O espaço é mantido por mensalidade e doações.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade