CBN Inovação
Automação pode elevar produtividade do trabalho em até 25%
CBN Inovação por Brenda Caramaschi em 04/12/2025 - 11:15Por anos, frases como “trabalhe enquanto eles dormem” foram vendidas como combustível para o sucesso e moldaram uma cultura de esforço extremo, de uma era em que produtividade significava horas a mais trabalhadas. Mas o jogo está virando. A nova geração de profissionais e empresas começa a trocar o excesso pela eficiência e o sacrifício pela inteligência. “Por muito tempo, produtividade foi medida em horas de trabalho. Hoje, o novo ‘trabalhar enquanto eles dormem’ é usar a tecnologia para alcançar resultados”, afirma Luan Mileski, head de produto e negócios do Irrah Tech, empresa paranaense com sede em Cianorte e Maringá que tem atuação global em mais de 70 países com soluções de automação e inteligência artificial voltadas à eficiência operacional.
A fala traduz uma mudança que vai além do discurso corporativo. Segundo levantamento do McKinsey Global Institute, a automação inteligente pode aumentar a produtividade média dos trabalhadores entre 20% e 25%. Além disso, o IBGE registrou uma queda de 0,4% nas horas efetivamente trabalhadas no segundo trimestre de 2025 — um indício de que produzir mais, mesmo trabalhando menos, é uma realidade possível. Mileski destaca inovações como ferramentas que transformam o WhatsApp em uma central inteligente de comunicação corporativa com a qual empresas de diferentes segmentos conseguem automatizar o que é repetitivo e profissionalizar o relacionamento com os clientes de forma simples e escalável, garantindo um atendimento mais organizado e inteligente ao reduzir perdas de mensagens, por exemplo.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade