Brasil está nu em sua diversidade
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Brasil está nu em sua diversidade

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 07/07/2020 - 08:32

Não se pode negar que a pandemia denuncia quem somos. Verdade nua e crua, estamos diante de nossa verdade nua e crua. Sempre lembrando que com toda a diversidade que é importante ressaltar. O país tem uma diferença regional gritante, o que demonstra que o problema da pandemia tem proporções distintas, construída em realidades bem diferentes.

Para determinadas regiões do Brasil a pandemia denuncia o caos que já existia e fica distante dos noticiários por não estar associado a fatos de grandes proporções, número de mortos, contaminados e o que é mais importante para que tudo isto ocorra e gere impacto, falta de infraestrutura. O norte e o nordeste do país sempre foram as regiões mais pobres, mas vale lembrar com uma desigualdade de renda gritante. 

Agora, estas diferenças ficam mais claras. Os problemas se agravam onde a miséria se instala. Se a Covid-19 no início vinha de avião, agora ela se arrasta pelo chão. Os miseráveis são os mais atingidos. Os mais vulneráveis. São eles que não tem condição estrutural e mentalidade necessárias para enfrentar o problema. Gente que vive um dia atrás do outro. 

Este problema é histórico. Nos acompanha a muito tempo. E, infelizmente, vai continuar conosco depois que tudo isso passar. Construímos esta condição ao longo de anos e se queremos romper com nossas dificuldades diárias temos que superá-las. Sem isso nada vai acontecer. Apenas estaremos remediando a condição que nos faz sofrer cotidianamente. 

As nossas diferenças regionais se traduzem em números que temos acompanhado em relação a pandemia. Por isso, ela é avassaladora em alguns lugares e menos em outros. Claro que os gestores públicos municipais ajudam a influenciar nas decisões. Colaboram para a melhora ou piora das condições que se vive diante da propagação do vírus. 

A população contudo conta, o comportamento de cada um é vital. E nele se denuncia os hábitos que nos acompanham a muito tempo. As práticas costumeiras que necessitavam de um tratamento mais adequado. O que infelizmente não temos e não teremos ao longo do tempo. Precisamos agir para mudar o permanente mais do que ficarmos remediando o cotidiano marcado pelas feridas que marcam as nossas vidas.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade