Cada vez mais empresas apostam na formação de mão de obra
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Mercado de Trabalho

Cada vez mais empresas apostam na formação de mão de obra

Economia por Luciana Peña em 06/02/2021 - 09:25

No setor de TI,  os programas de treinamento formam profissionais para ocupar as centenas de vagas ociosas. No setor financeiro, uma empresa de Maringá acaba de abrir vagas num programa de formação de assessores de investimentos. 

Apesar da crise econômica desencadeada pela pandemia, Maringá encerrou o ano de 2020 com um saldo positivo de geração de empregos.

Em alguns setores da economia, o cenário é de oportunidades. O ecossistema de Tecnologia da Informação, por exemplo, continuou contratando mesmo durante os meses mais difíceis.

Nesta área, há sempre vagas ociosas que não são preenchidas por falta de mão de obra qualificada.

Em reunião com lideranças de Maringá, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, disse que o Paraná tem 15 mil oportunidades abertas para programadores de computador.

O Estado planeja ajudar a formar essa mão de obra. O salário inicial, disse o secretário, é na faixa de 3 mil reais, mas no topo da carreira os salários passam de 20 mil reais.

Empresas de TI têm programas de formação próprios para capacitar os funcionários. A analista de RH, Thaysa Freitas, dá o exemplo da empresa em que ela trabalha.

O programa de formação atrai jovens dos anos iniciais de cursos técnicos e ensino superior. Eles são treinados durante seis meses em atividades teóricas e práticas e depois entram para a empresa como estagiários.

Mesmo os que não são contratados ganham bagagem para disputar outras vagas no setor de T.I. [ouça no áudio acima]

No setor financeiro, uma agência de investimentos acaba de abrir 50 vagas num programa de formação.

Lucas Rodrigues Paulino, responsável pela estratégia digital da empresa, explica que o programa de formação faz parte do plano de expansão da empresa que só em 2021 quer ampliar em 27% o quadro de assessores de investimentos.

As vagas são para graduados em áreas como contabilidade, economia e administração. [ouça no áudio acima]

Após o treinamento, os candidatos precisam buscar uma certificação de assessor de investimentos. Os que conseguem a certificação são contratados. Os currículos podem ser enviados para rh@svninvest.com.br .

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade