Chuva e frio: Simepar prevê mudança no tempo em Maringá a partir de sexta-feira (29)
Foto: Ilustrativa/Elza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil

Frente fria

Chuva e frio: Simepar prevê mudança no tempo em Maringá a partir de sexta-feira (29)

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 27/07/2022 - 11:52

Após semanas de dias ensolarados e temperaturas próximas aos 30°C, o tempo deve mudar drasticamente em todo o Paraná, inclusive em Maringá e cidades da região. Isso porque, a chegada de uma frente fria nos próximos dias vai trazer chuva de volta ao estado e, em seguida, derrubar as temperaturas consideravelmente. 

A mudança no tempo ocorre depois que duas sequências de bloqueios atmosféricos impediram a aproximação de frentes frias e, consequentemente, a ocorrência de chuvas e registro de temperaturas mais amenas. Desta vez, o sistema que vai avançar pelo sul do Brasil deve conseguir se aproximar do Paraná e fazer as áreas de instabilidade ganharem força. 

“Volta a ter chuva em praticamente todas as regiões do Paraná, inclusive no setor mais ao norte do estado, onde faz tempo que não chove de forma significativa”, afirma o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

De acordo com o Simepar, a partir dessa quinta-feira (28), Maringá pode ter mais nebulosidade durante o dia. No entanto, ainda não há previsão de chuva. As temperaturas continuarão elevadas, variando entre 16°C e 30°C. 

É a partir de sexta-feira (29) que a mudança mais significativa no tempo começa. Após um período de estiagem, a cidade volta a ter tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva ao longo do dia. Segundo o instituto meteorológico, são esperados aproximadamente cinco milímetros de chuva para o município. 

O tempo instável também influencia na elevação das temperaturas, que não será tão expressiva como nos dias anteriores. Com o clima mais ameno, Maringá terá mínima de 12°C e máxima de 22°C. 

Junto às áreas de instabilidade, o Simepar prevê a entrada de uma forte massa de ar frio no Paraná, que começa a atuar no fim de semana. O resultado será a diminuição das temperaturas em todos os setores, inclusive com previsão de geadas nas regiões mais frias do estado. 

Em Maringá, o tempo esfria consideravelmente no sábado (30) quando o dia amanhece com termômetros marcando valores abaixo dos 10°C. Conforme o Simepar, a mínima prevista para a cidade é de apenas 7°C. À tarde, com a presença de sol, o tempo esquenta um pouco, mas a máxima não deve passar dos 24°C. 

No domingo (31), as temperaturas voltam a subir, especialmente à tarde. A mínima prevista é de 12°C e a máxima deve chegar aos 27°C.

Foto: Reprodução/Simepar
Foto: Reprodução/Simepar

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade