Cidade da região é reconhecida como 'Capital Nacional da Seda'
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/AEN

Nova Esperança

Cidade da região é reconhecida como 'Capital Nacional da Seda'

Paraná por Victor Ramalho em 01/07/2022 - 14:34

 Um projeto de lei que concede o título a Nova Esperança (a 40 quilômetros de Maringá) foi sancionado nessa quinta-feira (30), pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A cidade, que produz mais de 328 toneladas de casulos de bicho da seda por safra, é a maior produtora de seda da América Latina.

O Paraná é responsável sozinho por aproximadamente 84% de toda a produção nacional de seda. São mais de 2,2 mil toneladas de casulo verde anuais, que são produzidas por mais de 1.800 produtores cadastrados em 176 municípios, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

E uma cidade da região noroeste é destaque nisso, sendo considerada a maior produtora de seda da América Latina. Estamos falando de Nova Esperança, município com aproximadamente 30 mil habitantes e que fica a 40 quilômetros de Maringá. A cidade, que chega a produzir 328 toneladas de casulos por safra, corresponde sozinha por 15% de toda a produção do material no Estado.

E o reconhecimento pela atividade veio através de um projeto de lei do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania), que concede a Nova Esperança o título de 'Capital Nacional da Seda'. O texto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nessa quinta-feira (30) e publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º).

De acordo com o parlamentar, o título é uma forma de reconhecer o trabalho dos produtores da cidade, que atualmente é exportado para vários países. [ouça no áudio acima]

O prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti (Cidadania) também celebra o título, que diz ser uma conquista das famílias que se dedicam à produção. [ouça no áudio acima]