Cine Teatro se tornará Complexo Plaza em Maringá
Victor Simião/ CBN Maringá

Obras

Cine Teatro se tornará Complexo Plaza em Maringá

Cidade por Victor Simião em 03/01/2019 - 16:11

Município quer criar museu e retornar exibição de filmes e espetáculos. Se tudo der certo, obras iniciarão no fim deste ano. Só para a desapropriação da parte privada, a Prefeitura deve gastar entre R$ 6 mi e R$ 8 milhões.

O Cine Teatro Plaza, fechado desde 2006 para exibições artísticas, deve se tornar o Complexo Plaza. Um trabalho envolvendo as secretarias municipais de gestão, cultura e obras públicas atuam na iniciativa.

33% do prédio são da Prefeitura de Maringá; o restante da iniciativa privada. Em 2018, a construção, feita nos anos 1970, foi declarada como patrimônio público. E, por isso, o município irá depositar um valor em uma conta judicial para adquirir a parte que não é do poder municipal. O valor deve variar entre seis e oito milhões de reais, e ainda depende de uma decisão da Justiça para definir a quantia.
Atualmente o térreo é utilizado como banheiro para usuários do transporte coletivo, pois essa parte é da Prefeitura.

O trabalho para a criação do Complexo Plaza começou a ser pensando oficialmente em 2018. A fase agora é da realização dos anteprojetos, por parte dos arquitetos e engenheiros da Prefeitura de Maringá. O estudo é para saber como desenvolver as melhorias no local. A partir daí, a licitação de projetos executivos e complementares deve ser lançada. Ainda não há valores definidos, mas o objetivo é que haja novidades até o fim de janeiro.

Para a reforma do prédio o martelo não está batido, mas em 2018 o município informou que pretendia gastar até 1,5 milhão de reais.
Se tudo correr conforme o que tem sido previsto, as obras devem começar no fim de 2019. E deve levar até dois anos de trabalho.

O planejamento do município para o Complexo Plaza é o seguinte: o térreo voltar a ter cinema com preço popular ou gratuito, além da sede da secretaria municipal de cultura, atualmente no Teatro Calil Haddad. No segundo andar, uma escola de cinema deve ser feita. No terceiro, quarto e quinto pavimento o objetivo é criar um museu de arte contemporânea. É que diz Miguel Fernando Perez, secretário municipal de cultura.

Em 2012 foi realizada uma campanha pedindo a abertura do Cine Teatro Plaza. O então presidente da Câmara, Ulisses Maia, hoje prefeito, apoiou a iniciativa. A reabertura do Cine é uma das promessas de campanha.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade