Confiança ainda define o papel de um meio de comunicação
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Confiança ainda define o papel de um meio de comunicação

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 04/03/2020 - 08:04

Um texto publicado no portal Comunique-se, escrito pelo jornalista Fernando Morgado, fala sobre a importância da imprensa tradicional em desmentir fakes sobre o coronavírus. Desde pessoas contaminadas e escondidas por ordem do governo a orientações equivocadas de como evitar a doença. Há informações sobre o apocalipse, de que a doença é uma arma de guerra.

A guerra é outra, no fundo é a luta contra a ignorância e a desinformação que se propaga em ferramentas de comunicação eficientes, mas por meios duvidosos. Aqui, a imprensa tradicional ainda cumpre muito bem o seu papel e por isso, tende a permanecer. Existe algo que diferencia o jornalismo sério daquilo que é feito diariamente por quem não tem critério em publicar nas redes sociais a informação que quiser, confiança.

Mas não é só em relação ao coronavírus que as informações são deturpadas e causam pânico desnecessário ou conceitos equivocados. No dia a dia há muito da deturpação da notícia, da informação sensacionalista. O drama ganha forma de espetáculo e impede que se tenha uma compreensão racional sobre diversos problemas que afetam a sociedade.

O papel da imprensa não é o de inflamar fatos, mas relatá-los de maneira responsável e mantendo uma postura ética para garantir a finalidade que a informação tem, dar conhecimento e fomentar uma postura lógica através de uma visão ampla sobre o fato. 

Erros existem e todos estamos sujeitos a isso. O que incomoda é a intencionalidade do engano e da deturpação dos fatos. Tudo na busca de garantir notoriedade. Forçar a verdade. Fortalecer a mentira para se esconder nela e promover uma sequência constante de erros que podem nos custar caro. Se aproveitando da informação limitada da população e se apegando a valores apelativos de cunho extremo como forma de enfrentar problemas que exigem uma postura mais coerente, profunda e responsável que os meios tradicionais, em grande parte, ainda preservam.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade