Cotas raciais na UEM aprovadas: 20 de novembro é uma data histórica
Foto: Breno Thomé Ortega

Há um ano

Cotas raciais na UEM aprovadas: 20 de novembro é uma data histórica

Educação por Victor Simião em 20/11/2020 - 15:47

No dia, a Universidade Estadual de Maringá aprovou o sistema de cotas raciais. O primeiro vestibular com essa ação afirmativa segue com as inscrições abertas.

A luta do movimento negro teve um marco histórico em Maringá em 20 de novembro. Nessa data, em 2019, a Universidade Estadual de Maringá aprovou o sistema de cotas raciais. A CBN esteve presente, e lembra como foi. 20 de novembro é o dia da consciência negra.

Em resumo, o embate foi longo - durou aproximadamente um ano, de forma oficial, claro. A partir de 2018, o coletivo negro Yalodê-Badá e o Neiab, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, da UEM protocolaram, junto à reitoria, o pedido de implementação de cotas raciais. Desde então, discussões em comissões, apresentações públicas e o debate na imprensa foram feitos. Em público, tudo seguia protocolo. No bastidor, teve muita movimentação. Campanha envolvendo professores, alunos. O movimento negro sentia que as pessoas ainda não entendiam o racismo estrutural.

Depois de muito embate e choro, o resultado chegou em uma quarta-feira, 20 de novembro. Em meio a um auditório lotado, a UEM aprovou a implementação dessa ação afirmativa.

A decisão foi do CEP, o Conselho de Ensino e Pesquisa, composto por professores de graduação e de pós-graduação. A votação terminou assim: 98 votos favoráveis, quatro contrários e sete abstenções.

No momento de declarar o resultado, o reitor da UEM, professor Julio Damasceno, se emocionou. [ouça no áudio acima]

Foi um momento de muita emoção no auditório do bloco C34, onde ocorreu a reunião do CEP. Pessoas favoráveis à implementação se abraçaram e choraram. O psicólogo Paulo Vitor, do coletivo Yalodê-Badá, ainda emocionado, conversou com a CBN.

Ele falou que aquele era o momento de ficar em cima para ver o sistema ser implementado. E disse que ainda não havia caído a ficha de que eles estavam fazendo história. [ouça no áudio acima]

Na prática ficou assim: 20% das vagas dos vestibulares a partir de 2020 são para cotas raciais. Desse total, 15% levarão em conta não só a cor da pele como critérios socioeconômicos. 5% são livres. O candidato irá se autodeclarar, e uma comissão irá avaliar se o dado é correto.

Ao longo da reunião do CEP, naquela quarta-feira, houve momentos de tensão. Após um professor ter falado que era favorável às cotas, mas que temia evasões futuras e menos ingresso de pessoas não negras, ele foi vaiado.

Para o reitor Julio Damasceno e o vice-reitor, professor Ricardo Dias, sentimento de dever cumprido. Eles haviam prometido na campanha à reitoria, em 2018, que apoiaram a ação afirmativa.

O estudante de letras Bruno Barra foi um dos que se mobilizaram pela aprovação das cotas. Teve desgaste, mas valeu, disse ele. [ouça no áudio acima]

Com a decisão, a UEM passou a ter dois sistemas de cotas: a racial e a social.
Embora o número divulgado seja de 20% para o sistema de cotas, há quem entenda de forma diferente. É que esse percentual é sobre os 80% de vagas para o vestibular. A UEM reserva o restante, 20%, para o PAS, o Processo de Avaliação Seriada.

com a implementação das cotas raciais, todas as instituições de ensino superior públicas do Paraná passam a ter alguma ação afirmativa para a população negra.

Dados daquela época apontavam que 20% de alunos eram negros, de um total de 17 mil estudantes. O grupo ERA composto por alunos pretos e pardos. Do restante: 66% são brancos, 6% são amarelos, 0,4% são indígenas, e 8% não se declararam.

O primeiro vestibular com esse sistema de cotas ainda não foi realizado devido à Covid-19. As inscrições estão abertas até o fim deste mês. As provas ocorrem no ano que vem.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade