Covid-19: Maringá tem novo decreto; saiba as regras
Foto: Ilustrativa/Thiago Louzada

Pandemia

Covid-19: Maringá tem novo decreto; saiba as regras

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 30/07/2021 - 10:05

A Prefeitura de Maringá publicou na manhã desta sexta-feira (30), um novo decreto atualizando as medidas restritivas de combate à Covid-19. Conforme havia adiantado a administração municipal, mais regras foram flexibilizadas já que a cidade tem mantido a queda na ocupação de hospitais e na incidência de casos da doença. 

documento número 1460/2021 passará a valer a partir das 5h desse sábado (31) e ficará em vigor até às 23h59 do próximo dia 9. 

Entre as medidas de flexibilização adotadas pela Prefeitura está a liberação de um horário especial para o comércio na véspera do Dia dos Pais. As lojas poderão funcionar das 8h às 20h na sexta-feira, 6 de agosto, e no sábado (7) até as 18h. O mesmo horário especial (até as 18h) valerá para o sábado seguinte, 14 de agosto. No entanto, nos demais dias, permanecem válidos os horários dos decretos anteriores. 

A Prefeitura também autoriza a presença de crianças, sem restrição de idade, em todos os estabelecimentos comerciais, incluindo supermercados. 

Veja todas as regras estabelecidas pelo decreto 1460/2021: 

Art. 1º – Fica prorrogado o Decreto Municipal nº 1406, de 22 de julho de 2021, com vigência a partir das 5h de 31 de julho de 2021 até 23h59 de 09 de agosto de 2021, com as alterações abaixo.

 

Art. 2º – Eventos, reuniões, celebrações e comemorações de 31 (trinta e uma) a 100 (cem) pessoas ficam condicionados à prévia autorização da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, com solicitação através do e-mail: cadastro_siacom@maringa.pr.gov.br.

Parágrafo Primeiro – As autorizações previstas neste artigo são exclusivamente relativas ao período da pandemia de Covid-19, porém não excluem a necessidade das liberações de alvará, polícia militar, corpo de bombeiros e demais órgãos públicos, quando necessário.

Parágrafo Segundo – Os eventos devem obedecer às normas de biossegurança exaradas nos Decretos de Combate à Pandemia da Covid, com ocupação máxima de 50% da capacidade do espaço até o limite de 100 pessoas bem como obedecer ao toque de recolher.

Parágrafo Terceiro – Dependendo das condições epidemiológicas, os eventos, mesmo que já autorizados, podem ser suspensos.

Parágrafo Quarto – Os eventos permanecem vedados para clubes sociais e associações, exceto salões sociais locados/cedidos para associados e terceiros.

 

Art. 3º – Devido ao dia dos pais, fica autorizado, excepcionalmente, na sexta-feira, 6 de agosto, o horário de 8h às 20h e nos sábados, 7 e 14 de agosto, o horário das 8h às 18h para as atividades comerciais, galerias e centros comerciais.

Parágrafo Único – Fica permitida a presença de crianças sem restrição de idade em quaisquer estabelecimentos comerciais, inclusive supermercados.

 

Art. 4º – Os esportes coletivos, inclusive em clubes, associações, condomínios residenciais e “meu campinho”, ficam autorizados de segunda a domingo, das 6h às 22, respeitando os protocolos de biossegurança estabelecidos no Decreto nº 1406 de 22/07/2021.

 

Art. 5º – Fica permitida música ao vivo com no máximo 4 (quatro) integrantes em eventos e estabelecimentos de alimentação e entretenimento, permanecendo proibida a utilização de pista de dança.

 

Art. 6º – A realização de cultos, missas e reuniões religiosas de modo presencial poderão ocorrer com até 50% de sua ocupação.

 

Art. 7º – As questões omissas serão resolvidas pelo Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da Prefeitura Municipal de Maringá, cujas demandas poderão ser enviadas pelo e-mail: sege_gespublica@maringa.pr.gov.br.

 

Art. 8º – Continuam em vigor os Decretos anteriores relacionados ao combate à pandemia, revogando-se apenas as disposições que contrariem o presente Decreto.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade