Criança de 4 anos morre por dengue em Maringá, confirma boletim
Foto: Reprodução/Facebook

Saúde

Criança de 4 anos morre por dengue em Maringá, confirma boletim

Saúde por Monique Manganaro/GMC Online em 13/05/2020 - 10:29

O novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a morte por dengue de uma criança de 4 anos, em Maringá. O documento traz, ainda, a confirmação da morte de uma mulher de 54 anos, em Sarandi, também pela doença.

As duas mortes estão entre os 10 óbitos confirmados pela Sesa nesta semana e divulgados nesta terça-feira, 12. Os óbitos aconteceram em fevereiro e abril e estavam em investigação. O Paraná tem 132 óbitos desde julho do ano passado e até esta segunda-feira, 11. 

De acordo com o boletim, a criança que morreu em Maringá era um menino e apresentava sequela neurológica. Ele morreu no começo de março, no Hospital Bom Samaritano. A mulher, moradora de Sarandi, tinha epilepsia.

Um dado que chamou a atenção da Secretaria de Saúde é que parte das mortes registradas no estado era de pacientes sem comorbidades associadas.

Dois óbitos aconteceram em Paranavaí - duas mulheres, uma de 67 anos com cardiopatia associada, e outra de 58 anos sem comorbidade -, uma em Foz do Iguaçu - homem, de 53 anos, sem comorbidade -, uma em Cascavel - homem, de 21 anos, sem comorbidade -, uma em Douradina - homem, de 91 anos, sem comorbidade -, uma em Toledo - mulher de 43 anos que havia passado por cirurgia bariátrica há quatro anos -, uma em Tupassi - homem de 63 anos, com hipertensão -, e uma em Assis Chateubriand - um menino de 8 anos, sem comorbidade.

 

Casos confirmados

Os novos dados divulgados pela secretaria mostram que há 167.707 casos de dengue confirmados no Paraná. São 10.289 novos casos em relação ao informe anterior, que registrava 157.418 confirmações.

Apenas na região pertencente à 15ª Regional de Saúde, que abrange 30 cidades da região de Maringá, são 24.275 casos da doença (24 mortes desde o início do período epidemiológico). Em Maringá, foram confirmados 6.896 casos desde o início deste ciclo e nove mortes. Em Sarandi, são 2.621 casos e cinco mortes.

No Paraná, 228 municípios estão em situação de epidemia. Entraram para esta relação Apucarana, Congonhinhas, Planalto, Jundiaí do Sul e Foz do Jordão. Todos apresentam taxa de incidência proporcional acima de 300 casos por 100 mil habitantes.

No total, são 303.548 notificações para a dengue em todas as regiões do estado.

 

Curva de redução

Apesar do número expressivo de casos, a curva epidemiológica da dengue começa a mostrar tendência de queda.

De acordo com análise das quatro últimas semanas (semanas epidemiológicas 16 a 19), essa tendência de redução pode ser avaliada em pelo menos 167 municípios. “Na maioria dessas cidades atuamos em parceria com as secretarias municipais de Saúde, realizando mutirões técnicos para eliminação dos criadouros, nos meses que aconteceram a pandemia do novo coronavírus”, explica a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

A atual tendência de queda independe do índice acumulado no período epidemiológico. O cálculo é feito semanalmente, avaliando a taxa de incidência em cada cidade.

Apesar da tendência de queda, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, alerta que a dengue mata e que os números confirmam a gravidade da situação, inclusive com crianças entre os óbitos confirmados nesta semana.

“Alertamos a população para ações de combate à doença com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, pois os principais focos de transmissão estão nos domicílios e precisamos da participação de todos neste controle”, reforçou o secretário.


Com informações da Agência de Notícias do Paraná.

Acesse GMC Online

 

Precisa sair de casa? Use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade