Crise se resolve com qualidade humana
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Crise se resolve com qualidade humana

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 16/09/2020 - 08:17

O que supera problemas? Qualidade humana. O que evita que uma crise nos atinge profundamente? A qualidade dos seres humanos que estão à nossa volta. Não há outra saída. Não existe milagre e sim inteligência diante de problemas aparentemente insolúveis. Será que vamos aprender isso um dia? Espero que sim.

Me espanta a quantidade de pessoas que ainda acreditam que dentro de uma família, de uma empresa, de uma entidade ou instituição qualquer, as coisas são mais importantes que as pessoas. Esta forma de tratar o mercado de trabalho como se o ser humano não fosse a peça chave para o sucesso de qualquer empreendimento que se deseja. 

Existe uma tendência de muitos empresários, se é que podem ser chamados assim, de não dar o devido valor a quem está ao seu lado. Só melhoram as condições de trabalho em extremas situações, quando não há mais o que fazer. Não elogiam o bom trabalho, mas estão sempre dispostos a apontar com excessos de bravatas os erros. 

O caminho da eficiência é a valorização da qualidade humana. Da capacidade de trabalho das pessoas criando um ambiente de trabalho que gere a possibilidade da qualificação. Conhecer as pessoas e dar a elas a oportunidade de melhorar o que são, tanto como pessoas como profissionais. 

Um levantamento publicado no Diário Oficial da União mostra os 15 setores mais atingidos pela pandemia de Covid-19. O setor de eventos é o mais atingido. Também, 8 setores ligados ao transporte estão na lista. Para eles, a recuperação será mais desafiadora. 

Estas empresas não podem abrir mão de um capital humano eficiente para a superação da crise. Mais que nunca se necessita de pessoas capacitadas de entender o ambiente, as circunstâncias em que se encontra o empreendimento e saber manobrar o contexto para ter um resultado melhor. A saída só é possível de ser vista por quem olha de forma diferente um ambiente em que a maioria enxerga limites. Para os qualificados se vê horizontes. 

A superação está sempre na mão das pessoas. Elas tem a resposta. Onde elas estão? Elas podem estar dentro das próprias empresas em crise, mais próximas do que pensamos. Precisam de estímulo, serem descobertas e valorizadas. Muitos podem render muito mais se forem tratados da forma correta e se sentirem estimulados a se comprometerem com a recuperação de empresas e empreendimentos. Não está em nenhum achado a solução e sim no olhar mais atento aos que estão a sua volta. 

 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade