Duas candidaturas para cargo de vereador são indeferidas em Maringá
Imagem Ilustrativa/Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil

Justiça

Duas candidaturas para cargo de vereador são indeferidas em Maringá

Eleições 2020 por Victor Simião em 29/10/2020 - 16:54

Uma delas foi do PT, que terá uma pessoa a menos na chapa. Outra, do PSD, que irá manter a candidatura e recorrer na Justiça. Outras seis pessoas desistiram da disputa para o cargo na cidade.

A Justiça Eleitoral impugnou a candidatura de duas pessoas que tentavam concorrer ao cargo de vereador em Maringá. A decisão é relativa a um concorrente pelo PT e a uma concorrente pelo PSD. Em ao menos um dos casos o advogado responsável irá recorrer.

Ao todo, 414 pessoas se registraram para disputar uma vaga na Câmara Municipal. Seis desistiram - em um dos casos, houve troca de candidatos.

Em relação ao PT, o candidato Cícero Jabá foi impugnado pela Justiça porque descumpriu uma regra eleitoral. Conforme a sentença, acessada pela CBN nesta quinta-feira (29), ele se filiou à sigla no dia 15 de junho de 2020 - menos de seis meses da data da eleição, o que não é permitido por uma resolução do Tribunal Superior Eeleitoral de 2019.

Agora, não pode haver substituição de candidato.

Por conta disso, dos 23 postulantes do PT à Câmara registrados inicialmente, restam 21. É que, além da impugnação, outra concorrente renunciou à disputa.

Quanto ao PSD, a candidata Carmem Silva teve o pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral. Ex-servidora pública, ela foi demitida após processo administrativo, conforme consta em documento acessado pela CBN .

Houve uma tentativa da defesa solicitando o registro, que não foi atendido pela Justiça. Na sentença, a juíza responsável citou a lei que deixa como inelegível por oito anos quem foi demitido do serviço público após processo administrativo.

A CBN entrou em contato com a defesa da candidata. A informação é de que o eles irão recorrer. A explicação do advogado Vitor Borghi é que o nome dela irá aparecer na urna, podendo ser votada. Se o recurso for aceito pela Justiça, os votos serão computados. Caso contrário, serão anulados.

Além dos dois indeferimentos, seis candidatos renunciaram: Ademir Vanzo (PSD), Adriana Candil (PT), Compadre Antônio Luiz (PSB), Fernanda Trautwein (Avante), Juarez Firmino (Podemos) e Rodrigo Valério (PSDB). Fernanda Trautwein (Avante) foi substituída por outra candidata.

A Câmara de Vereadores de Maringá tem 15 cadeiras.

Mais informações podem ser obtidas no site divulgacandcontas.tse.jus.br.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade