Espaço expõe equipamentos fotográficos de Kenji Ueta, em Maringá
Foto: João Paulo Santos

Homenagem

Espaço expõe equipamentos fotográficos de Kenji Ueta, em Maringá

Cultura por Lethícia Conegero/GMC Online em 23/09/2020 - 08:41

Parte dos equipamentos fotográficos analógicos e digitais que o pioneiro de Maringá Kenji Ueta utilizou durante seus 70 anos de profissão estão expostos no consultório odontológico de Lísia Nishimori Tomita, 35 anos, neta do fotógrafo. O espaço é aberto para visitação, mediante agendamento.

“Ele possuía um grande arsenal de fotos e vídeos, parte deles foram cedidos ao museu histórico da UniCesumar. Os equipamentos que ele gostaria de manter com a família foram confiados a mim, pois não os consideramos como equipamentos e sim como lembranças de toda uma vida”, disse a dentista em entrevista ao GMC Online.

Foto: João Paulo Santos
Foto: João Paulo Santos

Lísia Nishimori Tomita herdou a paixão pela fotografia do avô, e resolveu criar um “minimuseu” para homenagear Kenji Ueta.

“Cresci escutando meu avô falar sobre o planejamento e rápido crescimento de Maringá, da importância do registro de imagem para a história, recordações de épocas e observação de costumes. Ele dizia: ‘uma imagem vale mais do que mil palavras’. Ele tinha muito orgulho e amor por Maringá. Eu admirava a paixão que ele tinha pela sua profissão, seu espírito de coletividade, amor e bondade por todos. Não haviam palavras para expressar o orgulho e gratidão que eu tinha por ele e pelo seu trabalho, assim, resolvi desenvolver algo para expor um pouco de sua história”, detalha a dentista.

O espaço fica na Clínica Darten, na Rua Rodrigo Silva, 27, Zona 4. O local funciona em horário comercial, e fecha para o almoço, das 12h às 14h. Para realizar visitas, basta agendar pelo telefone (44) 99914-7333 ou (44) 3026-1335.

O fotógrafo Kenji Ueta faleceu aos 93 anos. A morte foi divulgada no dia 12 de setembro.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade