Estudantes de Maringá criam Cartilha Brasileira de Naturalização
Divulgação

Imigrantes e Refugiados

Estudantes de Maringá criam Cartilha Brasileira de Naturalização

Cidade por Carina Bernardino em 18/11/2019 - 18:10

O guia ilustrado auxilia imigrantes e refugiados nos processos de naturalização. A Associação dos Estrangeiros e Imigrantes da cidade receberá 200 exemplares.

A cartilha será lançada na noite desta segunda-feira (18), às 19h, no bloco 6 da Unicesumar.  

A Cartilha Brasileira de Naturalização criada em Maringá ajudará imigrantes e refugiados de todo o país. O guia ilustrado em formato de gibi traz orientações sobre os processos de naturalização ordinária, extraordinária e de visto temporário. No lançamento, 200 cartilhas serão entregues à Associação dos Estrangeiros e Imigrantes de Maringá. É que a demanda das informações surgiu da própria entidade. A cartilha foi criada na Clínica Jurídica da Unicesumar, dentro do projeto de extensão Cejusc. A professora Andréa Lago, que coordena as iniciativas, diz que a ideia surgiu após os atendimentos realizados pelos acadêmicos de Direito, Psicologia e Serviço Social. 

Na cartilha, refugiados e imigrantes encontram respostas como: o que são os processos de naturalização ordinária e extraordinária; quais os documentos necessários para os procedimentos e quais os órgãos públicos que concedem o visto de naturalização. 

A Cartilha Brasileira de Naturalização criada em Maringá tem 20 páginas. A revisão foi feita por professores e coordenadores da instituição de ensino. As ilustrações são de uma ilustradora de São Paulo. Nos desenhos, foram priorizados personagens de diversas etnias.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade