Ex-governador do Paraná Beto Richa é preso em Curitiba
Arnaldo Alves/ANPr

Gaeco

Ex-governador do Paraná Beto Richa é preso em Curitiba

Segurança por Redação CBN Maringá em 11/09/2018 - 10:07

O ex-governador do Paraná e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), e a esposa dele, Fernanda Richa, foram presos na manhã desta terça-feira (11). O ex-chefe de gabinete de Richa, Deonílson Roldo, também foi preso.

O empresário Joel Malucelli também teve a prisão decretada, mas não foi encontrado em casa pelos policiais do Gaeco. 

Em Londrina, foi preso Luiz Abib Antoun, parente do ex-governador.

 

De acordo com as primeiras informações da rádio CBN Curitiba, o casal Beto e Fernanda foi preso pelo Gaeco, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do Paraná. Também foram presos o irmão do governador Pepe Richa, o ex-secretário de Cerimonial, Ezequias Moreira, e Luiz Abib Antoun.

Já a prisão de Deonílson Roldo aconteceu durante a deflagração da 53ª fase da Lava Jato, na manhã desta terça-feira (11.09). Nesta fase, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão no apartamento do casal Richa, em Curitiba.

A nova fase da Lava Jato foi batizada de “Operação Piloto”. De acordo com a PF, o objetivo da investigação é a apuração de suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, em favor de agentes públicos e privados no Estado Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada.

Vale lembrar que “Piloto” era o codinome atribuído ao ex-governador Beto Richa na planilha do setor de operações estruturadas, o departamento de propinas, da Odebrecht.

Em nota, a defesa de Beto Richa afirma não saber qual a razão das ordens judiciais proferidas e que ainda não teve acesso à investigação.

O Governo do Estado, por meio de sua assessoria, emitiu uma nota oficial:

 "O Governo do Estado está colaborando com todas as investigações em curso. A governadora Cida Borghetti ressalta que não aceita nenhum tipo de desvio de conduta dos funcionários e que criou a Divisão de Combate à Corrupção para reforçar o combate a esse tipo de crime. Hoje a divisão está fazendo buscas e apreensão em uma operação que combate fraudes a licitação. O Governo do Estado vai aguardar a divulgação de mais informações a respeito dessa fase da Operação Lava Jato para tomar outras providências."

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade