Gilson Aguiar: 'intolerantes de plantão, agradeçam a democracia'
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Comentário

Gilson Aguiar: 'intolerantes de plantão, agradeçam a democracia'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 29/06/2018 - 07:59

O direito a expressão, a liberdade, é fundamental. Mesmo para os que vivem pregando o extermínio, gostariam de ter um mundo “a sua imagem e semelhança”. Mesmo para estes, a liberdade é fundamental, permite que eles existam e possam pregar seu autoritarismo.

A necessidade de mantermos a liberdade está na possibilidade de avançar, desenvolvermos o potencial humano, ficarmos civilizados. Crescemos constantemente em meio a diversidade. Viver e conviver com as diferenças nos dá o direito de rever e mudar. Aprendemos e crescemos com a superação do que não somos. No mundo dos egoístas e autoritários, não há o que superar, porque os senhores do poder sempre acreditam na sua perfeição.

Claro que a liberdade gera problemas. Conflitos ficam extremos. Assistimos a cenas de violência que nos fazem indagar sobre a insegurança, a impunidade, até onde a capacidade de agir de forma violenta pode chegar. Mas, temos sempre que levar em consideração que ônus é menor que o bônus. Ganhamos, ficamos melhores com a diversidade. As feridas ajudam a amadurecer e valorizar nossas conquistas.

Por isso, não acredito nos extremistas. Luto contra os fascistas. Sei que eles se multiplicam e ganha simpatia por suas promessas de solução fácil aos problemas complexos. Mas milagres não existem. A solução na democracia pode ser mais demorada e a liberdade pode exercitar nossa paciência e tolerância. Porém, quando chegamos a uma superação, resolvemos com liberdade nossos conflitos, somos melhores.

Já, sobre os autoritários e intolerantes de plantão, que desejam propagar sua mente em grande escala e fabricar em massa o seu caráter duvidoso, peço que agradeçam a democracia que os permite se manifestarem. E que, por mais que desejem o fim da liberdade, admitam que se um dia seu desejo se realizar irão se calar, também.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade