Gilson Aguiar: 'Brasil é desigual e multicor'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'Brasil é desigual e multicor'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 13/09/2018 - 09:00

Já falei tantas vezes de nossa origem. Quantas afirmações sobre o encontro que nos fez nascer. Agressivo, escravista, explorador do ser humano sobre o ser humano. Se respeito. Mas que construiu uma nação. Herdeira de uma prática violenta de trabalho que sendo a última a abolir o trabalho compulsório ainda mantém um passivo social imenso.

A desigualdade é tão antiga quanto nossa formação. Quando a colonização portuguesa deu seus primeiros passos na América, iniciou a construção de uma nação. Vale lembrar, Portugal não foi única em seu projeto colonial. As demais nações construídas pela colonização europeia tem suas cicatrizes. Esta condição é um desafio que se arrasta no continente.

Como ela se expressa na atualidade? No Brasil, a escravidão e suas marcas tem uma história a ser construída. Resgatar nossa porção afro-indígena é refazer necessariamente nosso olhar sobre as instituições do branco colonizador. Nosso cristianismo é diferente, nossa língua portuguesa e seus aspectos particulares também são, nossa cultura e estética. A bandeira expressa pela cor os trópicos.

Quando o Carnaval ganhava as ruas do Rio de Janeiro, no final do Século XIX e nas primeiras décadas do Século XX, as elites se retiravam da então capital ou fechavam suas portas para não ter que compartilhar com a expressão da “africanidade”. Apesar de ser o samba uma associação entre a música lusitana e afro. Mas os sons do Brasil já incomodaram muito a elite sonhadora do branqueamento.

A questão principal deste país é a miséria crescida e alimentada ao longo da história. Não é só uma questão de cor da pele. Multicolorida, ela associou seu escurecimento a pobreza. Este é o nosso problema. A miséria, a má distribuição da riqueza é o nosso desafio. Qualificar o ser humano para lhe garantir autonomia de construir sua própria vida. Logo, devemos defender sempre um olhar social acima da cor da pele.

Desta forma, manter as cotas sociais é ainda uma forma mais justa do que as cotas raciais.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade