Gilson Aguiar comenta a filantropia de médicos na saúde pública

Comentário

Gilson Aguiar comenta a filantropia de médicos na saúde pública

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 07/03/2018 - 08:28

Problema público e solução voluntária

O estado está decadente. Demonstra claramente a dificuldade de manter os serviços públicos ao qual prometeu cumprir quando emergiu como o agente de garantias sociais. Aquele que denominamos “Estado de Bem-Estar” agora busca a iniciativa privada para garantir o básico. Será que estamos vivendo o “Estado de Filantropia”?

O vereador Odair Fogueteiro, da Câmara de Vereadores de Maringá, comemora a aprovação de projeto que permite o município fazer um contrato de prestação de serviço com médicos voluntários. Aprovado na câmara em primeira discussão, o projeto espera a sansão do prefeito.

O parlamentar argumenta que a saúde é carente e que terá neste voluntariado um grande ajuda. O principal argumento é de que os profissionais querem retribuir com trabalho o que um dia fizeram por ele. O sacrifício de se formar retribuído depois de formado.

Esta busca de associar a filantropia, o voluntariado, aos serviços públicos é uma tendência. O estado vai abrindo mão de uma obrigação e vai entregando para a iniciativa privada o que é sua obrigação. O que parece ser um “socorro” da sociedade civil é uma transferência de obrigação. Não se critica quem deseja ser voluntário, mas sim a ineficiência pública. Há algo maior por de trás disso.

Por mais que seja bem intencionada a intenção de quem pratica a filantropia, a ajuda, o apoio privado as obras do estado. Retira-se a controle da política da lógica pública para a privada. Para quem considera a lógica privada eficiente, é fantástico, mas reduz o poder de interferência do poder público em condições extremas. Quem paga a conta tende a escolher o cardápio ou ter influência sobre o cardápio.

Logo, tem méritos à ajuda, o voluntariado. Porém, é bom entender que esta tendência vai aos poucos demonstrando o recuo do poder público e sua capacidade de gerenciar as carências sociais. Quanto mais se atende problemas públicos por ações privadas, mesmo voluntária, há um enfraquecimento público.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade