Gilson Aguiar comenta o ambiente eleitoral no Paraná
Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Comentário

Gilson Aguiar comenta o ambiente eleitoral no Paraná

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 26/02/2018 - 08:24

O próximo passo do governador Beto Richa será decisivo. Os pré-candidatos ao governo do Paraná estão atentos. Se o atual governador for candidato ao Senado, candidaturas se lançam com ou sem coligações. Caso não seja, muitos recuam e outros mostram a cara. Tive uma conversa com o deputado federal Rubens Bueno, ele me deu entrevista no CBN Maringá de Sábado. O parlamentar falou sobre vários temas, intervenção no Rio de Janeiro, excessos de privilégios do Poder Judiciário, reforma da previdência e as eleições deste ano. Bueno acredita na renovação. Defende pessoas novas. Contudo, o principal nome de seu partido (PPS) ao governo do Paraná é filho de um político tradicional. Cesar Silvestri Filho é herdeiro político do pai e avô. Mas não é uma exceção. Há um número grande de caras novas, filhos ou herdeiros de políticos tradicionais. Porém, um dos pontos interessantes da conversa foi o ambiente político no Paraná. O governador é peça central. Muitos não gostariam de estar na pele de Beto Richa. Todos sabem da atual intenção de Richa em ser senador. 7 de abril é a data limite para que os futuros candidatos saírem de seus cargos.

O Palácio Iguaçu já tem a data reservada para a transferência do cargo de Richa para Cida Borghetti. Mas será que o evento vai ocorrer? Richa, ao se candidatar, abre espaço para o filho, Marcello Richa, disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, e o irmão, Pepe Richa, tentar virar deputado federal. Porém, se ele resolver ficar no governo, fecha as portas dentro de sua própria casa. Mas quem também terá que arrombar a fechadura da permanência de Richa é a vice-governadora, Cida Borghetti (PP). Segundo Ricardo Barros, marido da vice-governadora, ministro da Saúde e principal articulador da campanha de Cida ao governo, a candidatura sai com ou sem o governador no Palácio do Iguaçu a partir de abril. 

Ratinho Júnior será candidato, mas ao que? Richa tem estimulado todos os possíveis concorrentes ao Senado a se tornarem candidatos ao governo. Eliminar a concorrência é a regra. Porém, se ele ficar no governo, a busca de apoio ou oposição pode ser à saída de muitos candidatos. Osmar Dias (PDT) se lançaria e poderia ter apoio de Requião. Ratinho Júnior seria candidato ao Senado e estaria aberto a coligações. Esta é uma esperança da atual vice-governadora, uma chapa com uma composição com Ratinho Júnior. Mas, nada se definirá enquanto o governador não decidir se fica ou não no Palácio Iguaçu.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade