Gilson Aguiar: 'controle não educa nem garante segurança'
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Comentário

Gilson Aguiar: 'controle não educa nem garante segurança'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 27/06/2018 - 07:56

Vivemos a febre da vigilância. Acreditamos que como um “deus” com seu olhar que tudo vê e a todos controla podemos gerar a segurança necessária. Tolice. As câmeras denunciam mais a nossa má intenção do que garantem a paz que buscamos. Quando se fala no ambiente escolar as coisas pioram por descaso. A grande maioria dos pais não participa da educação dos filhos, não conhece os professores, ignora o conteúdo que é ministrado em sala de aula e estão distantes do cotidiano do ambiente onde seu filho é educado. Vale lembrar que crianças são mais agredidas dentro do ambiente doméstico do que em sala de aula.

Uma audiência pública discutiu ontem a instalação de câmaras de vigilância nas unidades de educação pública municipal. Inclusive dentro das salas de aula. Uma pesquisa mostra que 83% dos servidores da educação municipal são contra a instalação das câmeras. O levantamento foi feito pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Na audiência pública para discutir o projeto de lei, vários profissionais ligados a educação demonstraram o descontentamento como a medida que deseja estabelecer o monitoramento.

Há uma visão superficial da educação por parte de homens públicos que discutem segurança e a necessidade do policiamento nas escolas. Uma lamentável incapacidade de entender a relação de educar. A violência que tanto se quer conter dentro do ambiente escolar começa fora dos muros das instituições de ensino. Está no ambiente doméstico onde a educação é distorcida e desvalorizada. O senso comum faz do ensino no Brasil um idealismo com poucos capazes de compreendê-la de forma real e profunda.

Às vezes, e por muitas vezes, a generalização que se tem em relação aos problemas sociais se estende na percepção que se tem da escola. O senso comum, aquele que a educação poderia superar. Valorizar a educação como ambiente de pessoas qualificadas ajuda a resolver problemas. Valorizar o professor ajuda a selecionar os que ingressam na profissão de educar. Ver a escola dentro da função objetiva que ela exerce na sociedade onde está inserida, colabora para que ela seja eficiente. Muitos pais deveriam frequentar a escola, conhece-la, entender a função que ela tem na sua vida e na dos filhos.

Por isso, e vez de colocarmos câmeras de vigilância em sala de aula, deveríamos ter mais pais mais vigilantes em relação a sua educação e a dos filhos. Mais do que controlar os professores, a sociedade deveria ter um comportamento melhor em relação à escola. Frequentar e aprender. As crianças, nossos filhos, ficaram mais seguras e serão melhores, sem a necessidade de controle em boa parte de suas vidas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade