Gilson Aguiar: 'político é o eleitor'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'político é o eleitor'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 31/08/2018 - 08:10

A campanha eleitoral chega ao rádio e televisão. A partir de hoje os candidatos começam a mostrar suas “intenções” nos dois principais meios de comunicação de massa do país. Porém, o ambiente eleitoral deste ano é de descrença. Todos querem mudanças e olham com desconfiança as campanhas e os candidatos. Por isso, os mais radicais acabam por ser atraentes. Uma tacada certeira sempre foi à busca do eleitor na escolha de um representante público próximo a um “santo milagreiro”.

Nas ruas há pouca expressão de engajamento do eleitor. Não se discute de forma ciente e consciente o posicionamento dos candidatos. Diante do descontentamento há uma tendência ao desprezo a política. Os brasileiros incorporaram o hábito de não considerarem que o Estado, chamado de “democrático de direito”, venha lhes trazer algo melhor. Se vive apesar do poder público e não com o sua representatividade. Esta é uma relação construída ao longo da história e tem um preço alto na atualidade.

Na proporção contrária despejamos nossas esperanças na fé por um ser iluminado. Um abençoado de boas intenções que contra tudo e todos irá fazer o que deve ser feito, a justiça popular. A linguagem da população nas ruas é para os candidatos uma orientação para o tom que a campanha deve ter, superficial, emotiva e sensacionalista. Não é esta a linguagem dos noticiários que dominam os meios de comunicação de grande audiência?

Ontem, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), 70% dos alunos do Ensino Médio tem desempenho insuficiente. Formamos mal em matemática e português, pagamos o preço pela dificuldade de entendimento da sociedade sobre seus problemas por causa disso.

Misturando nossa formação ruim, a insatisfação com o poder, uma dose significativa de ignorância sobre a profundidade de nossos problemas, temos como resultado a dificuldade de superação da relação perigosa entre o eleitor e o estado. Logo naquele que é um dos momentos mais importantes da democracia, o voto. Por termos uma desqualificação crônica para fazer escolhas, acabamos por escolher mal.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade