Gilson Aguiar: 'quem casa quer casa?'

Comentário

Gilson Aguiar: 'quem casa quer casa?'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 04/05/2018 - 08:04

Maringá tem 6,1 mil famílias a procura de uma casa própria e estão na lista do Plano de Habitação de Interesse Social. O representante do poder executivo municipal, diretor da habitação, Celso Lorin, considera difícil atender todas estas famílias em um tempo curto. Mesmo em médio prazo, vencer o desafio de zerar a fila de espera é impossível.

Para ser uma dimensão do problema, tem pessoas que esperam uma “casa própria” desde de 1993. Possivelmente, com o passar do tempo, parte destas pessoas saem da lista por terem falecido, transferindo para seus herdeiros a espera e não uma casa. Quem casa quer casa? Podemos considerar que antes de casar deve-se pensar se a formação de uma família se adequa a ausência de um lugar próprio para morar.

O metro quadrado em Maringá é caro. Tem um custo pesado para o poder público atender a demanda. O espaço do solo valorizado acaba por encarecer a função social da terra. O direito à moradia, o interesse de todos, o direito de alguns, esbarra na lógica do mercado. Em uma cidade que nasceu da valorização do solo tende a excluir quem não pode adquirir por recursos próprios.

A saída são as regiões mais afastadas do centro da cidade. A construção de moradias verticais, prédios, para um melhor aproveitamento do solo. Gerar infraestrutura nestas regiões e, também, meios de transporte para o deslocamento as regiões de trabalho. Há que se planejar a cidade para se ter uma política habitacional que atenda ao interesse social mais que a lógica do mercado. Porém, não se pode gerar problemas para que a economia imobiliária sofra perdas significativas.

Desta forma, o poder público quer esperar a elaboração de um plano diretor para poder discutir um plano de habitação social. O que não está errado. Contudo, deve ser discutido com lógica e visão no futuro. A casa popular irá ficar em um solo que muda seu valor e características ao longo do tempo. Onde hoje é periferia, amanhã não é. O que se constrói no em torno e o ambiente social que se cria faz efeitos.

A habitação é uma questão complexa. As construções tendem a ter um tempo cada vez mais curto. Os terrenos, muitas vezes, se valorizam e a construção, ao longo do tempo, se desvalorizam. O que hoje é uma solução, amanhã pode virar um problema. Planejar é solução, mas tem que levar em consideração o futuro dos ambientes e das pessoas. O acerto de uma moradia social está no olhar para o futuro e não apenas em ter um lugar para morar hoje.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade