Governo declara utilidade pública e abre caminho para desapropriação
Luciana Peña/CBN Maringá

Hotel Bandeirantes

Governo declara utilidade pública e abre caminho para desapropriação

Cultura por Luciana Peña em 28/12/2018 - 09:59

 A proposta é transformar o Hotel Bandeirantes de Maringá num museu. O prédio é um marco na história da cidade e do estado.

O Hotel Bandeirantes de Maringá começou a ser construído em 1951 e a obra foi concluída quatro anos depois. A partir daí se tornou referência na cidade e no estado hospedando autoridades, artistas famosos, viajantes de um tempo que ficou guardado na memória e que sobrevive na arquitetura, nos jardins, em cada traço do prédio tombado como patrimônio histórico do Paraná.

Até hoje quem passa pelo local admira a construção. Para o Osvaldo de Oliveira é como viajar no tempo. Na mocidade, ele namorou uma funcionária do hotel.

O desejo de ver o Hotel Bandeirantes transformado num museu está mais perto de se tornar realidade. O governo do Estado declarou o prédio utilidade pública facilitando o caminho para a desapropriação. O Hotel tem seis mil metros quadrados, 66 suítes e 30 vagas de estacionamento. A prefeitura também já declarou o prédio utilidade pública. Isso evita que o prédio seja vendido e descaracterizado. Mas o processo de desapropriação não foi iniciado pelo município.

O valor calculado pela prefeitura e validado pela Procuradoria Geral do Estado é de R$ 23,5 mi. O recurso está previsto no orçamento da Secretaria Estadual de Cultura. Bem menor do que o valor de mercado do terreno, que está em área nobre da cidade. Mas o valor do patrimônio histórico e arquitetônico é incalculável, diz o historiador João Laércio Lopes Leal.

E uma curiosidade: os móveis do Hotel Bandeirantes foram vendidos pelos proprietários pouco antes do tombamento do prédio. Os móveis também tinham importante valor histórico.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade