Hábitos não podem estar acima da lei
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Hábitos não podem estar acima da lei

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 21/08/2019 - 09:17

Está em andamento o julgamento de três pessoa acusadas no envolvimento do assassinato do auditor fiscal José Antônio Sevilha. Um dos envolvidos, o mandante do crime, é um empresário incomodado com o serviço do auditor. Algo típico no país. Quantos não se incomodam com o trabalho de fiscais e gostariam de eliminá-los? Nem todos vão para as vias de fato.

O crime ocorreu em 2005 e as investigações foram encerradas em 2007. Só foram retomadas por pressão do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco). O que de certa forma demonstra a pressão que deve se fazer para se ter uma justiça que deveria ocorrer normalmente. Se não se pressiona não se tem resultado.

O julgamento do “Caso Sevilha” se tornou algo emblemático. Um símbolo para os auditores fiscais que tem uma das profissões mais perigosas do país. Ligado a fiscalização tributária e trabalhista, muitas das ações dos auditores esbarram no abuso de pessoas incomodadas com a fiscalização e dispostas a fazer valer seus interesses acima da lei.

A cada julgamento com esse, que se espera a condenação dos envolvidos no assassinato, se tem uma vitória contra a ilegalidade no país. A qual é legitimada pela falta de punição. E, por isso, gera o hábito da prática ilícita.

Quantas empresas não tiveram ascensão por ter a condição do abuso. Burlar a regra é para uma parte de autoridades e empresas um direito acima da lei. O poder econômico ou a influência política, estabelecidas ao longo da história do poder no país, justificam para muitos os excessos cometidos.

São vitórias na Justiça, condenando os culpados, que se constrói um novo hábito, o de respeito à lei e ao trabalho de quem fiscaliza. Se respeitar as regras e se manter sempre dentro do direito de cada um. Este é o ambiente necessário para se ter a garantia de respeito ao que se faz, obedecer ao que se deve, onde quer que se esteja.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade