Institutos Senai em Maringá executam 21 projetos
Foto: Senai

Tecnologia

Institutos Senai em Maringá executam 21 projetos

Tecnologia por Luciana Peña em 01/10/2020 - 08:53

Depois de restaurar respiradores no auge da pandemia, os institutos Senai de Tecnologia em Metalmecânica e de Inovação em Engenharia de Estruturas trabalham na execução de projetos para indústrias de todo o Paraná. O prédio que abriga os institutos completa um ano.

Maringá tem um complexo de tecnologia e inovação que nem todos conhecem, mas que desenvolve projetos para indústrias de todo o Paraná e até de outros estados.

O prédio que abriga o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica e o Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas tem quase 4 mil metros quadrados de área útil e foi inaugurado há um ano.

O produto desenvolvido nestes institutos nem sempre pode ser visto pelo consumidor. Mas é peça fundamental na fabricação de artigos industriais que vão parar nas casas e empresas.

Funciona assim: a indústria precisa melhorar um determinado processo para aumentar a competitividade no mercado e, para isso, pensa numa máquina ou peça para tornar aquele processo mais rápido ou eficiente.

No Senai, o projeto é desenvolvido e testado com equipamentos de ponta, diz a coordenadora de Tecnologia e Inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, Lídia Gomes Mendonça. [ouça no áudio acima]

Atualmente os institutos trabalham na execução de 21 projetos, mas no auge da pandemia os técnicos se dedicaram ao reparo de respiradores. [ouça no áudio acima]

Os projetos desenvolvidos no Senai são na maioria sigilosos porque tratam de processos industriais com concorrentes no mercado. Mas um dos projetos em desenvolvimento em Maringá, em breve vai estar nas mãos dos consumidores e será bastante inovador. [ouça no áudio acima]

Os institutos também oferecem consultorias, serviços de laboratório e certificação de produtos.