Jovens ampliam participação na política, em Maringá
Acompanhe O Assunto é Política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Jovens ampliam participação na política, em Maringá

O Assunto é Política por Diniz Neto em 11/07/2018 - 10:04

TEMPO Faltam 88 dias para 7 de outubro, o dia da eleição 2018.

 

PODEMOS: FILIADOS RECLAMAM DO COMANDO ESTADUAL

Há algum tempo temos informado aqui que há uma dissidência no Podemos do Paraná. A situação apareceu na reunião realizada na semana passada com os pré-candidatos, tendo sido inclusive debatido.

Enquanto alguns dissidentes são chamados de traidores, a resposta é que o partido não consegue a união que deveria em torno do seu objetivo mais importante, que é a candidatura do senador Alvaro Dias a presidente.

A convenção nacional, a princípio, deverá ser realizada em Curitiba, no dia 4 de agosto. Resta esperar se isto será confirmado.

 

JOVENS NA POLÍTICA

Em Maringá, nos últimos anos, alguns movimentos têm atraído jovens. Seus objetivos são o estabelecimento de políticas públicas para a juventude, o debate e a atuação política também.

Uma das iniciativas que está ajudando a conscientizar os jovens é a Escola Legislativa da Câmara Municipal de Maringá, com os seus projetos Câmara Mirim, Parlamento Jovem e Estágio Conhecimento. Dentre outros participantes, se destaca Luiz Fernando Camargo Neto.

A fundação da Sociedade de Integração dos Estudantes Paranaenses (SIEP), movimento iniciado em 2015, liderada por Marcos Costa, ajudou a ampliar os horizontes da atuação política dos jovens, no caso, em especial dos estudantes. Uma inovação em Maringá, bem-sucedida.

Adriano Bacurau, que foi candidato a vereador e hoje é gerente da Juventude, tem uma atuação forte junto aos militantes da cultura urbana, incluindo aí skate, grafite, música popular. Há uma mudança visível no apoio a estes movimentos, com muitos eventos e projetos, inclusive com parceria e envolvimento da SASC, Conselho Tutelar e Ministério Público. Muito positivo.

No PSDB Jovem, Daniel Silva Maciel, com apoio do deputado Evandro Júnior, vem realizando um trabalho interessante de mobilização e integração, inclusive com participação nos projetos citados.

Tudo isso ganha ainda mais força com a reativação do Conselho da Juventude. A votação já foi realizada e foram eleitos representantes das seguintes áreas:

I – Segmento Estudantil Secundarista - Organização: Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Rui Barbosa

II – Segmento Estudantil Universitário - Organização: Diretório Central dos Estudantes da FEITEP

III – Segmento Religioso - Organização: Ministério Jovem da RCC e Ministério Revival 44

IV – Segmento Ações e Projetos que Promovem os Direitos da Juventude - Organização: Projeto Helpers, Sociedade de Integração dos Estudantes Paranaenses (SIEP) e Yalodê-Badá

V – Segmento Mobilização Social - Organização: Juventude Socialista Brasileira (JSB), Life Jordana e Partido Verde Jovem

A posse dos conselheiros jovens será no dia 31 de julho, uma terça-feira. Eis aí um conselho para ser acompanhado e apoiado.

Ontem, na Câmara Municipal, o estudante de Relações Internacionais e Ciências Políticas de Bogotá, Colômbia, Johan Cordoba, que está em Maringá há alguns dias, como parte de uma viagem que ele está fazendo em cidades brasileiras, deu o seguinte depoimento sobre o SIEP e outras instituições e pessoas que conheceu: "Por eles e por todas as pessoas que conheci até agora, posso dizer que Maringá é um dos lugares com a melhor cultura cívica do Paraná e de todo o Brasil”.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade