Justificativa eleitoral não será presencial esse ano
Imagem Ilustrativa/Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Eleições 2020

Justificativa eleitoral não será presencial esse ano

Eleições 2020 por Luciana Peña em 26/10/2020 - 11:24

Os eleitores terão três opções para justificar a ausência às urnas nas eleições municipais de novembro: o e-Título, o sistema Justifica no site do TSE, ou entrando em contato com o Fórum Eleitoral por telefone após as eleições.

Para evitar filas e aglomerações nas eleições 2020, o Tribunal Superior Eleitoral aposta na tecnologia.

Duas ferramentas tecnológicas vão evitar as longas filas para a justificativa de ausência, registradas em todas as eleições.

Uma delas é o e-Título, um aplicativo de celular, baixado de graça nos sistemas operacionais Android e IOS, que nestas eleições permite justificar a ausência de quem estiver fora do domicílio eleitoral. O e-Título funciona com georreferenciamento, o que comprova a distância entre o eleitor e o domicílio eleitoral. O aplicativo é leve e não consome dados de internet.

Mas é bom baixar o e-Título o mais rápido possível porque no dia da votação pode ser mais difícil, por causa da quantidade de acessos, alerta a coordenadora de comunicação do TRE, Tribunal Regional Eleitoral, no Paraná, Rubiane Kreuz.[ouça no áudio acima]

Outra ferramenta é o sistema Justifica, no site do Tribunal Superior Eleitoral. O eleitor tem até 60 dias após a votação para entrar no sistema e justificar a ausência, enviando um documento que comprove o motivo da ausência, como atestado médico, por exemplo. [ouça no áudio acima]

Para quem não tem internet ou celular, a opção será entrar em contato com o Fórum Eleitoral, por telefone, em até 60 dias após a eleição, para combinar a entrega da justificativa.