Mais de mil pacientes morreram na fila por uma vaga em UTI de janeiro a março no Paraná
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias

Saúde

Mais de mil pacientes morreram na fila por uma vaga em UTI de janeiro a março no Paraná

Paraná por Luciana Peña em 30/03/2021 - 10:51

Os pacientes estavam assistidos em leitos de UPAs ou pequenos hospitais. Mas o número revela a crise do sistema de saúde. Nessa segunda-feira (29), foram abertos mais 52 leitos de UTI no município de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Nesta terça-feira (30), 65 pacientes aguardam leitos de UTI na macrorregião noroeste.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Paraná, em janeiro deste ano 93 pacientes com Covid-19 morreram à espera de um leito de UTI no Paraná. Este número aumentou para 176 em fevereiro e explodiu em março. Até o dia 23 foram 841 mortes. Um aumento de 377% em relação a fevereiro.

A Secretaria de Saúde explica que nenhum destes pacientes morreu desassistido ou em casa. Eles estavam recebendo atendimento em UPAs ou hospitais de pequeno porte.

A estatística é constituída a partir do cancelamento por óbito do pedido de transferência. Mas o atendimento nas UPAs e pequenos hospitais é semelhante ao que os pacientes receberiam em leitos exclusivos, diz a Sesa.

De qualquer forma, o número é um retrato da crise no sistema de saúde.

A macrorregião noroeste, por exemplo, tem 257 leitos de UTI e 415 de enfermaria. A ocupação era de 96% na UTI e 80% na enfermaria, às 11h dessa segunda-feira, dia 29 de março.

Nesta terça-feira, de acordo com a 15ª Regional de Saúde, são 133 pacientes aguardando vagas. 65 em leitos de UTI e 68 em leitos clínicos, ou de enfermaria.

Nessa segunda-feira, o governador inaugurou 52 leitos de UTI em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Em entrevista à Agência Estadual de Notícias, Ratinho Junior disse que esse número de leitos é a proporção de um hospital de campanha. [ouça o áudio acima]

Mas o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que não adianta somente abrir novos leitos. E os números de pacientes que estão morrendo na fila da UTI reforça essa ideia. A mais importante estratégia neste momento é a vacinação.[ouça o áudio acima]

Em Maringá a vacinação está sendo realizada nas UBSs Mandacaru, Tuiuti, Pinheiros, Zona Sul, Iguaçu e Zona 7, até as 17h. Além do sistema drive-thru na UBS Iguaçu e no Teatro Calil Haddad, até às 16h. As unidades de saúde nos distritos Iguatemi e Floriano também estão vacinando. Estão recebendo as doses os idosos com 67 anos ou mais.

Trabalhadores ativos da saúde, que precisam receber a segunda dose, estão sendo imunizados na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade