Maringá é a única cidade do país em que shoppings estão proibidos de abrir nos fins de semana
Imagem ilustrativa/foto: Michal Jarmoluk/Pixabay

Comércio

Maringá é a única cidade do país em que shoppings estão proibidos de abrir nos fins de semana

Economia por Luciana Peña em 03/12/2020 - 11:13

A informação está num levantamento feito pela Abrasce, Associação Brasileira de Shoppings Centers. E os fins de semana que antecedem o Natal representam até 25 dias de venda de um mês normal. Os lojistas estão revoltados e vão protestar em frente à prefeitura. 

Ouça a reportagem:

Na tarde desta quinta-feira, lojistas de shoppings centers vão para a frente da Prefeitura de Maringá protestar contra o decreto municipal que proíbe o funcionamento das lojas nos dois próximos fins de semana.

Eles têm em mãos um levantamento feito pela Abrasce, Associação Brasileira de Shoppings Centers, que aponta que Maringá é a única cidade do país em que os shoppings vão fechar nos fins de semana do mês mais importante para as vendas no ano.

O Brasil tem 577 shoppings. Em Curitiba a decisão foi convocar os lojistas para uma reunião recomendado mais rigor no cumprimento dos protocolos. O mesmo aconteceu nos estados de Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Em Minas Gerais, só não estão autorizados cinemas e atividades de lazer, mas os shoppings estão funcionando nos fins de semana.

Em São Paulo, há restrição de público: 40% da capacidade. E por aí afora.

O presidente do Sindesc, Sindicato que representa shoppings varejistas e atacadistas de Maringá, Max Silvestrelli, diz que é consenso que quanto menos tempo para as compras, mais os consumidores irão se arriscar em aglomerações e filas.

A quinta e a sexta-feira, por exemplo, serão impactadas com o fechamento dos shoppings aos sábados e domingos.

O empresário diz que os lojistas se prepararam para as vendas nos fins de semana de dezembro, reforçando os estoques. O setor acredita que o aumento de casos é resultado da campanha eleitoral. E reforça que os shoppings são seguros.

A prefeitura informou que por enquanto não vai se manifestar sobre o assunto.

 

Atualizado às 13h10 - A manifestação dos funcioonários e lojistas de shoppings em frente à prefeitura foi adiada para essa sexta-feira (4). 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade