Maringá: Veja o que abre e o que fecha no feriadão de Páscoa
Neste feriado da Sexta-feira Santa, 10, e domingo de Páscoa, 12, apenas atividades essenciais poderão funcionar em Maringá | Foto: reprodução

Lista

Maringá: Veja o que abre e o que fecha no feriadão de Páscoa

Cidade por Portal GMC Online em 09/04/2020 - 11:48

Neste feriado da Sexta-feira Santa, 10, e domingo de Páscoa, 12, apenas atividades essenciais poderão funcionar em Maringá. No sábado, 11, está autorizada a abertura normal dos estabelecimentos contemplados pelos decretos municipais ou liminar obtida na justiça. Veja o que vai funcionar:

 

Supermercados, açougues e peixarias

Nesta quinta-feira, 9, e sábado, 11, supermercados, padarias, açougues e peixarias estão autorizados a funcionar excepcionalmente das 8 às 20 horas. A mudança, exclusiva para atender as demandas do feriado, é regulamentada pelo decreto municipal nº 506/220. 

Na Sexta-feira Santa, 10, e no domingo de Páscoa, 12, esses estabelecimentos estarão fechados. Será permitido o funcionamento apenas por serviço de entrega (delivery).

 

Padarias 

Na quarta-feira, 8, uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça ao Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná autorizou a abertura de panificadoras na sexta-feira, 10, feriado nacional, e também no domingo, 12. Assim, a abertura ou não, do estabelecimento nessas datas é uma decisão do empresário.

 

Farmácias

Por ser serviço essencial, o funcionamento de farmácias continua normalmente de forma presencial ou por meio de delivery.

 

Shoppings

Os shoppings de Maringá permanecem fechados, conforme previsto no decreto municipal de emergência nº 445/2020, de 18 de março, que define medidas de enfrentamento da pandemia do coronavírus.

 

Bares, lanchonetes e restaurantes

Conforme previsto no decreto municipal, bares, lanchonetes e restaurantes permanecem fechados, pelo prazo de 30 dias corridos, a partir de 20 de março. Os estabelecimentos só podem atender por serviço de entrega (delivery).

 

Lojas de conveniência

As lojas de conveniência dos postos de combustíveis de Maringá, autorizadas a funcionar por decisão do Tribunal de Justiça, podem abrir normalmente no sábado, 11. O funcionamento só será proibido na Sexta-feira Santa, 10, e no domingo de Páscoa, 12.

 

Lojas de materiais de construção

Também com liminar obtida na Justiça, as lojas de materiais de construção podem funcionar normalmente no sábado, 11. Os estabelecimentos estão proibidos de funcionar na Sexta-feira Santa, 10, e no domingo de Páscoa, 12.

 

Comércio em geral

Com relação ao comércio em geral, varejista ou atacadista, o funcionamento presencial está proibido de funcionar desde o dia 20 de março, segundo o decreto municipal nº 445/2020. Só é permitido atendimento por delivery, para entrega direta ao consumidor.

 

Paço Municipal

Os atendimentos presenciais do Paço Municipal e demais secretarias também permanecem suspensos, conforme previsto no decreto municipal.,

 

Educação

Também conforme decreto municipal, as aulas aulas e o atendimento presencial nas instituições de ensino públicas e privadas permanecem suspensos.

 

Mobilidade Urbana

A Secretaria de Mobilidade Urbana também está com os atendimentos presenciais suspensos, mas os agentes de trânsito estarão de plantão e trabalham normalmente. O EstaR, que está funcionando de segunda a sexta, das 9 às 17h, apenas para regularizações, estará fechado no feriadão de Páscoa.

 

Por: Lethícia Conegero/GMC Online