Meio Ambiente recebe denúncia até de galo que canta de madrugada
Luciana Peña/CBN Maringá

156

Meio Ambiente recebe denúncia até de galo que canta de madrugada

Cidade por Luciana Peña em 15/04/2019 - 11:30

Moradores de Maringá também ligam no 156 para reclamar de máquina de lavar ligada à noite e obras de reforma. O barulho incomoda muita gente, mas é preciso saber a diferença entre poluição sonora e perturbação do sossego. Em toda denúncia os fiscais verificam os decibéis que vão comprovar se o som está acima do limite.

Poluição sonora é todo barulho que tem uma fonte. Som alto em bar, por exemplo, é o tipo mais comum de poluição sonora. A reclamação deve ser feita pelo 156, que é a Ouvidoria Municipal. Neste caso, só cabe procedimento administrativo. O fiscal vai até o local e constatando a denúncia, faz uma orientação. Se a reclamação persistir, o fiscal volta e faz uma autuação. Sem resultado, a autuação vira multa e no fim das contas pode acabar até na cassação de alvará. A multa começa em R$ 2.500,00 e vai dobrando em caso de reincidência. A perturbação de sossego é mais grave e por isso gera um processo penal por crime ambiental. E aí a reclamação deve ser feita pelo 153 e é precisas pelo menos dois reclamantes que têm que se identificar. Foi o gerente de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Erival Adorno, que explicou para a gente a diferença entre poluição sonora e perturbação de sossego. Ele diz que em toda a cidade tem reclamação de poluição sonora.

A lei diz que das 7h às 20h o limite de som permitido é de no máximo 55 decibéis. Das 20h até as 7h este limite cai para 45 decibéis.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade