Menino de um ano morreu em Maringá de meningite bacteriana
Google Imagens/ Ilustrativa

Saúde

Menino de um ano morreu em Maringá de meningite bacteriana

Saúde por Carina Bernardino em 15/02/2019 - 19:00

A confirmação é da 15ª Regional de Saúde, após laudo emitido pelo Laboratório Central do Estado

O menino de um ano e dois meses que morreu há uma semana em Maringá teve meningite bacteriana, segundo o Lacen – Laboratório Central do Estado do Paraná. A morte ocorreu no dia 8.

A 15ª Regional de Saúde explica que o exame apontou o tipo Streptococcus, um dos tipos de meningite bacteriana. 

A meningite é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro. A doença pode ser causada por vírus, bactéria ou fungo, sendo a bacteriana considerada a mais grave. Porém, de acordo com a 15ª Regional de Saúde, o tipo bacteriano identificado no laudo não exige nenhuma ação de profilaxia preventiva, embora já tenha sido realizada após a notificação da doença.

Em Maringá, na semana passada, foi registrada outra suspeita de meningite bacteriana. O caso ocorreu numa creche. Vinte alunos e três professores receberam quatro doses da medicação, no intervalo de 12h. E o estabelecimento também foi higienizado. Lembrando que a melhor forma de prevenir meningite é a vacina disponibilizada pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Na rede pública de Maringá, a vacina fornecida contra a meningite tipo C é a mais comum.

Atualização em 17 de fevereiro, às 8h : Diferentemente do que havia sido informado, a Streptococcus não é a menos letal das meningites. A CBN errou. A informação é de que é, sim, um tipo letal, mas não tão como a Neisseria meningitidis. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade