Ninho de mandaçaia
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Ninho de mandaçaia

O Assunto é Política por Diniz Neto em 22/02/2019 - 10:27

NINHO DE MANDAÇAIA

O presidente do MDB de Maringá, Umberto Crispim, fez contato ontem e comentou as informações que demos sobre a visita do vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, do Partido Verde, ao deputado estadual Requião Filho, do MDB.

Ele disse que até hoje não foi notificado sobre intervenção. Que está trabalhando para o fortalecimento do partido, fazendo filiações e mantendo contatos. Lembrou que o MDB em Maringá tem um diretório legalmente constituído, por convenção partidária e eleições.

Avisou que as pessoas que estão contra o diretório estão mexendo em “ninho de mandaçaia”.

PARTIDOS POLÍTICOS

Alguns partidos tem lideranças definidas e estão trabalhando para a sua organização em Maringá, de olho nas eleições municipais do ano que vem.

PP, NOVO, PSL, PROS, PT, PTB, PATRI. Se esqueci algum partido mandem aqui 9 9122 8715 ou o assuntoepolitica@cbnmaringa.com.br.

Os demais partidos me parecem a espera de definições.

Mesmo assim, há grupos trabalhando intensamente, mesmo sem saber o destino partidário exato. Um dos exemplos é o grupo do prefeito. Tem partidos oferecidos a ele, inclusive o PSD, do governador Ratinho Junior. Há uma questão a resolver, neste caso. O PSD de Maringá tem o deputado federal mais votado do Paraná, Sargento Fahur.

O MDB tem duas frentes fazendo contatos. O projeto para o MDB em Maringá e região é audacioso.

Há definições mais complexas. Para onde vai o PV? O partido realiza convenção nacional amanhã. Será eleito o novo diretório nacional. Há teses de fusão e sem fusão. Os convencionais vão votar e decidir.

Texto do site do PV: “Nesse sábado (23), a partir das 9h, os dirigentes do Partido Verde de todo o Brasil se reunirão em Brasília para debater as formas de existir e resistir como Partido baseado no Compromisso Partidário Permanente. Fundamentado na Existência verde, o PV tem um compromisso programático que vai muito além dos modelos políticos atuais vigentes no poder na maior parte dos municípios, estados e do País. Os 12 princípios do programa do PV, baseados em uma “Economia Verde Para Uma Vida Melhor”, formam um conjunto de ideias realmente revolucionárias que, se colocadas em prática, podem transformar a realidade atual.”

Para onde irão os vereadores do PHS? O PHS deve se fundir a outro partido, em razão cláusula de barreira.

Há muitas mudanças no horizonte próximo dos partidos, em Maringá. Vamos acompanhar.  

TIAGO AMARAL SERÁ O RELATOR DO ORÇAMENTO DO PARANÁ

O deputado estadual Tiago Amaral (PSB) será o relator do Orçamento do Paraná, que estima a receita e fixa as despesas do Estado. Tiago Amaral terá a responsabilidade de analisar as contas, recursos, despesas e investimentos.

Detalhe: o presidente desta comissão é o deputado Evandro Araújo (PSC), de Marialva, o deputado com maior votação dentre os deputados com domicílio eleitoral em Maringá e região metropolitana. No total ele recebeu quase 65 mil votos.

Tiago adiantou que atuará com realismo, evitando estimativas de receitas acima da realidade, o que pode causar desequilíbrio e déficit público.

Ele citou também obras importantes que precisam ser garantidas, como a duplicação da PR-445, em Londrina, e a PR-317, rodovia Silvio Barros, em Maringá, até Iguaraçu e até a fronteira com o estado de São Paulo. Para Tiago Amaral as obras fundamentais para cada região precisam estar no orçamento e devem ser realizadas.

Além da relatoria do Orçamento, Tiago Amaral foi reconduzido à presidência da Comissão de Revisão Legislativa, criada por ele para simplificar e modernizar as leis do Estado do Paraná. Ele também integra a Comissão de Finanças e Tributação, de Educação, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Será suplente na Comissões de Defesa do Consumidor e de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. 

O deputado também continuará na liderança da bancada do PSB na Assembleia Legislativa e membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela terceira vez - a mais importante das comissões. 

Um detalhe sobre Tiago Amaral: à exceção de Maringá, o deputado é o mais votado na região de Maringá, onde mantém, desde a sua primeira eleição, uma forte atuação. Foi reeleito com quase 80 mil votos.

 CANCELAMENTO DE TÍTULOS DE ELEITOR, EM SARANDI

A Justiça Eleitoral de Sarandi (206ª Zona Eleitoral), publicou a relação de eleitores que não votaram nas últimas três eleições. Eles têm 60 dias, a partir de 7 de março, para comparecer ao cartório para regularização. O não comparecimento, neste prazo, levará ao cancelamento do título de eleitor. O edital e a lista dos eleitores está publicada na coluna Zona Livre, no portal GMC On Line:

http://www.gmconline.com.br/colunistas/zona-livre/titulos-de-eleitor-cancelados

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade