Palestrante questiona veracidade de imagens sobre queimadas na Amazônia
Sala de aula onde ocorreu a palestra com o cientista climatológico Dr. Eric Snodgrass (Foto: Sérgio Mendes)

CBN Agro Especial EUA

Palestrante questiona veracidade de imagens sobre queimadas na Amazônia

CBN Agro por Sérgio Mendes em 31/08/2019 - 12:30

O jornalista Sérgio Mendes, do CBN Rural, traz, ao longo desta semana, informações sobre a visita técnica a fazendas dos Estados Unidos que utilizam a mais alta tecnologia na produção de soja e milho e de gado de leite. Também estará presente no Farm Progress Show, a maior e mais importante feira do agronegócio mundial. Acompanhe os boletins diários em três edições, às 08h38, 12h50 e 16h38.

Hoje, na última visita técnica da nossa viagem pelos EUA, fomos à Universidade de Illinois, no estado do mesmo nome, na cidade de Champaign, meio oeste americano, para uma palestra sobre riscos climáticos com o cientista climatológico, Dr. Eric Snodgrass.

Dr. Éric falou, entre outros assuntos, que aqui nos EUA, todos os jornais e TVs divulgam, quase que diariamente, imagens de satélites mostrando as queimadas da Amazônia, mas ele coloca em dúvida a veracidade dessas imagens porque os locais onde aparecem as queimadas no mapa são, em sua maioria, em locais onde existem pastagens secas e também em áreas abertas que, devido à falta de umidade, pegam fogo com facilidade.

Pelos registros de satélites que eles têm aqui na Universidade, não há fogo tão propagandeado pela mídia americana e mundial na floresta amazônica, nada que não seja o que acontece de diferente em tempos secos, quentes e sem chuvas, como em tantos outros anos.

Depois da palestra sobre riscos climáticos, uma visita ao Campus da Universidade onde visitamos uma parcela de milho que desde 1876 tem sua plantação contínua no mesmo local, uma experiência que comprova, que no decorrer de mais de um século sistemas agrícolas conduzidos de forma sustentável podem estender a capacidade produtiva dos solos.

O experimento contempla a mais antiga parcela de milho continua do mundo

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade