Para negócios precisamos de segurança
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Para negócios precisamos de segurança

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 16/08/2019 - 08:27

O Brasil ainda está longe de ser um ambiente para negócios. Está distante de gerar segurança para investimentos. Garantir que o empreendimento privado tenha segurança de crescer sem entraves públicos ou ameaças constantes de uma instabilidade econômica. 

Se há algo que afasta investimentos é a insegurança. Neste quesito o Brasil se destaca. Não por acaso estamos na posição 109 em ambiente de negócios, o chamado Doing Business. O interesse do atual governo é colocar a nação entre os 50 primeiros até 2022. 

 

Dois fatores são determinantes, a desburocratização e a redução da interferência pública na vida privada. Duas condições que levam a distorções no mercado. Criam limitadores para a competência e eficiência dos empreendimentos. Não permite que as empresas mais eficientes e com mais qualidade no atendimento a demanda social prevaleça. 

A aprovação da MP da Liberdade Econômica na Câmara dos Deputados é um passo importante. Porém, não pode parar por aqui, ficar apenas no começo da jornada que é longa. Há muitas etapas para fazer o país confiável e atraente para investimentos.

Não podemos esquecer que quando falamos de confiabilidade, segurança, estamos falando das pessoas, de cada um de nós. De como nossa vida pode ser melhor se as regras que a governam também sejam claras. Saber o que realmente é determinante para o sucesso pessoal. Hoje, algo tão nebuloso. Quantos brasileiros podem planejar o futuro e ter certeza que terão condições de ascender economicamente? Quantos podem ter certeza que o futuro não trará surpresas desagradáveis. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade