Prática de yoga pode ser implantada na Cpim
Divulgação

Projeto

Prática de yoga pode ser implantada na Cpim

Segurança por Carina Bernardino em 13/11/2018 - 07:10

Detentos que fizeram cinco aulas do projeto piloto mudaram o comportamento e se mostraram mais calmos. 

A professora de Yoga Francyene Rossett teve a ideia e se colocou como voluntária da iniciativa, inspirada em presídios de outros estados do país. Por meio do Conselho Comunitário de Segurança e da direção da Colônia Penal Industrial de Maringá, o projeto piloto foi executado neste ano. Quase 30 presos da Cpim aceitaram o desafio e o resultado foi surpreendente, comenta a professora.

Na Cpim, a pedagoga da unidade Ivanir Jolio fez os convites aos detentos e claro, quase ninguém sabia o que era Yoga, como conta um dos alunos do projeto. "Quando falaram pra gente que teria Yoga, muitas pessoas não se interessaram porque não sabia como era. Mas depois das primeiras aulas práticas, a gente viu a mudança de mentalidade, o descanso do nosso corpo". 

E após as cinco aulas de Yoga, os benefícios foram visíveis. Quem fez, diz que levará os conhecimentos à diante. "A Yoga foi o melhor projeto que eu já vi neste lugar aqui. Eu vou levar isto pra minha vida", destaca. 

Para o diretor da Colônia Penal Industrial de Maringá, Rafael Kawanishi, a iniciativa ajuda no processo de ressocialização dos presos. O objetivo agora é que o projeto seja implantado na Cpim de forma permanente.

O presidente do Conseg, Coronel Antônio Tadeu Rodrigues também acredita que as aulas de Yoga auxiliam no processo de reinserção dos presos na sociedade.

As aulas do projeto piloto de Yoga foram documentadas e serão apresentadas ao Departamento Penitenciário do Paraná, por meio da Cpim.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade