Prefeito de Marialva vai sancionar lei que regulamenta comércio aos domingos
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Prefeito de Marialva vai sancionar lei que regulamenta comércio aos domingos

O Assunto é Política por Diniz Neto em 11/07/2018 - 16:23

TEMPO Faltam 88 dias para 7 de outubro, o dia da eleição 2018.

 SUPERMERCADOS AOS DOMINGOS, EM MARIALVA

O prefeito de Marialva, Victor Martini, decidiu respeitar a vontade popular, que debateu o tema em audiência pública. O prefeito vai sancionar a lei aprovada pelos vereadores.

Pelo projeto, os grandes mercados de Marialva só poderão abrir no segundo domingo do mês. Os pequenos, com até cinco funcionários, poderão abrir todos os domingos.

 JOVENS NA POLÍTICA

Em Maringá, nos últimos anos, alguns movimentos têm atraído jovens. Seus objetivos são o estabelecimento de políticas públicas para a juventude, o debate e a atuação política também.

Uma das iniciativas que está ajudando a conscientizar os jovens é a Escola Legislativa da Câmara Municipal de Maringá, com os seus projetos Câmara Mirim, Parlamento Jovem e Estágio Conhecimento. Dentre outros participantes, se destaca Luiz Fernando Camargo Neto.

A fundação da Sociedade de Integração dos Estudantes Paranaenses (SIEP), movimento iniciado em 2015, liderada por Marcos Costa, ajudou a ampliar os horizontes da atuação política dos jovens, no caso, em especial dos estudantes. Uma inovação em Maringá, bem-sucedida.

Adriano Bacurau, que foi candidato a vereador e hoje é gerente da Juventude, tem uma atuação forte junto aos militantes da cultura urbana, incluindo aí skate, grafite, música popular. Há uma mudança visível no apoio a estes movimentos, com muitos eventos e projetos, inclusive com parceria e envolvimento da SASC, Conselho Tutelar e Ministério Público. Muito positivo.

No PSDB Jovem, Daniel Silva Maciel, com apoio do deputado Evandro Júnior, vem realizando um trabalho interessante de mobilização e integração, inclusive com participação nos projetos citados.

Tudo isso ganha ainda mais força com a reativação do Conselho da Juventude. A votação já foi realizada e foram eleitos representantes das seguintes áreas:

I – Segmento Estudantil Secundarista - Organização: Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Rui Barbosa

II – Segmento Estudantil Universitário - Organização: Diretório Central dos Estudantes da FEITEP

III – Segmento Religioso - Organização: Ministério Jovem da RCC e Ministério Revival 44

IV – Segmento Ações e Projetos que Promovem os Direitos da Juventude - Organização: Projeto Helpers, Sociedade de Integração dos Estudantes Paranaenses (SIEP) e Yalodê-Badá

V – Segmento Mobilização Social - Organização: Juventude Socialista Brasileira (JSB), Life Jordana e Partido Verde Jovem

A posse dos conselheiros jovens será no dia 31 de julho, uma terça-feira. Eis aí um conselho para ser acompanhado e apoiado.

Ontem, na Câmara Municipal, o estudante de Relações Internacionais e Ciências Políticas de Bogotá, Colômbia, Johan Cordoba, que está em Maringá há alguns dias, deu o seguinte depoimento sobre o SIEP e outras instituições e pessoas que conheceu: "Por eles e por todas as pessoas que conheci até agora, posso dizer que Maringá é um dos lugares com a melhor cultura cívica do Paraná e de todo o Brasil”.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade