Prefeito eleito de Ivaté está entre os presos de operação de combate ao contrabando
Foto por: Luciana Peña/CBN Maringá

Operação Zephyros

Prefeito eleito de Ivaté está entre os presos de operação de combate ao contrabando

Paraná por Luciana Peña em 01/12/2020 - 11:47

Três pessoas foram presas em cidades do noroeste do Paraná suspeitas de fazer parte de organizações criminosas que traziam agrotóxico e cigarros do Paraguai por via terrestre e fluvial. 

Ouça a reportagem completa:

A operação Zephyros da Polícia Federal de Maringá foi desencadeada nesta terça-feira (1º), Os policiais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em Umuarama (5), Ivaté (3), Icaraíma (2), Nova Olímpia (2), Maringá (1) e Foz do Iguaçu (1) e três de prisão preventiva em Umuarama.(1), Ivaté (1) e Nova Olímpia (1).  

A investigação apurou a ação de três organizações criminosas que agiam de forma autônoma, mas compartilhavam informações e equipamentos, com base nas cidades de Ivaté e Umuarama.

Os criminosos traziam cigarros e agrotóxicos do Paraguai. O destino da carga eram cidades da região metropolitana de Curitiba e de outros estados. 

O transporte era feito por rios e estradas.

Com o dinheiro, o grupo comprava propriedades rurais e gado, que foram bloqueados por ordem judicial.

Foi um ano de investigação, período em que foram apreendidas 1.200 caixas de cigarros contrabandeados, 900 quilos de agrotóxicos de origem estrangeira e de 3.529 quilos de maconha. A droga foi apreendida num porto clandestino utilizado pela organização criminosa.

O delegado chefe da Polícia Federal de Maringá, Luiz César Busto, diz que esta investigação é uma das que foram realizadas este ano com o objetivo de atacar a estrutura financeira de organizações criminosas.[ouça o áudio acima]

A investigação vai continuar para apurar ramificações, os traficantes da droga apreendida e a origem de armas que também foram apreendidas. Os presos nesta terça-feira são os que comandavam as organizações criminosas.[ouça o áudio acima] 

O delegado Fabiano Zanin diz que há relação de parentesco entre as organizações criminosas. [ouça o áudio acima]

A CBN apurou que um dos presos na operação é o prefeito eleito de Ivaté Denilson Vaglieri Prevital, do MDB. Nós entramos em contato na Câmara Municipal, já que o vice-prefeito eleito é vereador, com o advogado do partido e ligamos para o celular do prefeito eleito. Mas não conseguimos falar com ninguém e nem o contato do advogado de Denilson Prevital.

 Atualizado às 16h40 - O vice-prefeito eleito e o presidente local do MDB disseram não ter conhecimento do fato

Atualizado às 8h50 de 03.12.20-  A CBN conseguiu falar com o advogado que defende o prefeito eleito de Ivaté e ele explicou que ainda está lendo os autos do processo para entender exatamente a acusação. Segundo o advogado, considerando os relatórios confeccionados em um ano de investigação e anexados ao processo, são mais de 20 mil páginas para análise. Só depois ele poderá dar entrevista.   

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade