Prefeitura da região suspende resultado de concurso público após indícios de fraude
Foto Ilustrativa: Prefeitura Municipal de Diamante do Norte

Investigação

Prefeitura da região suspende resultado de concurso público após indícios de fraude

Paraná por Victor Ramalho em 21/06/2022 - 14:16

A Prefeitura de Diamante do Norte (a 160 quilômetros de Maringá) anunciou a suspensão nesta terça-feira (21). De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), há indícios de que ao menos um candidato tenha obtido a aprovação de forma fraudulenta.

A Prefeitura de Diamante do Norte (a 160 quilômetros de Maringá) anunciou nesta terça-feira (21) a suspensão do resultado de um concurso público realizado pelo município no mês de março. A decisão se dá após o Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizar uma ação civil pública pedindo a anulação do certame, após a constatação de indícios de fraudes.

A ação foi ajuizada por meio da Promotoria de Justiça de Nova Londrina no dia 6 de junho. De acordo com o MP, há indícios de que ao menos um candidato tenha obtido aprovação fraudulenta. Conforme a apuração do órgão, o candidato foi aprovado em primeiro lugar para uma função que exige escolaridade de nível superior, mas ele não concluiu o ensino médio. Questionado, o rapaz não soube informar onde havia feito a prova e nem para qual cargo.

Também conforme o MP, houve ainda a aprovação de pessoas que moram longe e não têm nenhuma ligação com o município. Há a suspeita de que esses candidatos tenham sido aprovados para beneficiar determinadas pessoas ligadas a servidores públicos ou relacionadas com a prefeitura.

O concurso público da Prefeitura de Diamante do Norte teve o edital publicado em fevereiro e previa o preenchimento de vagas de nível fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 12.339,40 para o cargo de médico. As provas objetivas foram aplicadas em março e as de títulos em abril. Não foi informado pelo Ministério Público para quais cargos concorriam os candidatos com irregularidades identificadas.

Na ação, o MP requer que todos os efeitos do concurso sejam liminarmente suspensos, assim como a convocação e nomeação de candidatos aprovados até o julgamento final.

Por meio de nota, a Prefeitura de Diamante do Norte informou que não compactua com irregularidades de qualquer natureza e que decidiu pela suspensão do resultado, por iniciativa própria, assim que teve conhecimento da investigação. O município também afirma que já trabalha para elucidar os fatos, apontar os responsáveis e tomar as providencias cabíveis. A Prefeitura também afirma que manterá os candidatos informados sobre o andamento da investigação e que tentará concluir os trabalhos da forma mais rápida possível.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade