Prefeitura remove árvores plantadas por moradores em canteiro central de Cianorte
Foto: Colaboração/Aida Franco Lima

Meio Ambiente

Prefeitura remove árvores plantadas por moradores em canteiro central de Cianorte

Meio Ambiente por Victor Ramalho em 02/03/2022 - 15:15

Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, as mudas foram plantadas no local sem uma autorização prévia do município. Responsáveis foram notificados.

A  Avenida Paraíba é uma das principais vias de entrada de Cianorte. O local, que passou por uma revitalização concluída em 2021, recebeu o plantio de 92 palmeiras imperiais no canteiro central. Mas 12 árvores morreram.

Com isso, um grupo de moradores decidiu plantar ipês no local das antigas palmeiras. Entretanto, as mudas foram retiradas pela Prefeitura de Cianorte na última semana. A alegação da administração municipal é que elas foram plantadas sem uma autorização prévia do município. Os responsáveis pelo plantio foram notificados.

A jornalista e professora Aida Franco Lima é moradora da região e foi uma das responsáveis pelo plantio dos ipês. Segundo ela, no começo o objetivo era ocupar apenas os locais que ficaram vagos com a retirada das palmeiras mortas. Mas, com o passar do tempo, o grupo resolveu plantar em outros espaços do canteiro central. Foram 44 mudas de ipês plantadas ao todo. [ouça no áudio acima]

Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente de Cianorte disse que os ipês foram removidos por terem sido plantados sem autorização prévia do município. A pasta esclarece ainda que o plantio de qualquer árvore segue um rigor técnico e que o espaçamento do canteiro central é incompatível com o porte da espécie plantada pelos moradores, o que poderia ocasionar problemas futuros na calçada e na ciclovia que passa pelo local.

A reportagem da CBN entrou em contato com o Ministério Público para comentar o caso e aguarda um retorno.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade