Procon sob nova direção
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (Foto: Rodisley Souza/CBN Maringá)

O Assunto é Política

Procon sob nova direção

O Assunto é Política por Diniz Neto em 12/06/2019 - 10:03

12 de junho.

Dia dos Namorados. 

O amor está no ar...

A Prefeitura deve começar na segunda-feira, na Praça de atendimento, a receber os contribuintes que querem participar do Refis municipal. O vereador Odair Fogueteiro me passou a informação, ele que lutou bastante por esse Refinanciamento.

Vamos confirmar aqui na CBN quando começar o atendimento.

Estão no Refis ISSQN, taxas, multas, todos os tributos e taxas menos IPTU e ITBI. 
O vereador me passou um caso de um contribuinte que tem lançado um valor de R$ 30 mil de ISS e multas. Pelos refis, ele vai pagar em torno de R$ 4 mil – números passados pelo vereador Odair Fogueteiro. Portanto, quem tem valor a pagar para a Prefeitura é uma boa oportunidade para procurar a Praça de Atendimento.

Detalhe: IPTU não está no Refis, mas pode ser parcelado, em várias vezes. Importante não deixar ir para dívida ativa e cobrança judicial.

PREFEITO CONFIRMA GEISON FERDINANDI NA DIREÇÃO DO PROCON
O prefeito Ulisses Maia convidou e o advogado Geison Ferdinandi aceitou a direção do Procon Maringá.

A sua nomeação deve ser publicada no Diário Oficial dessa quarta-feira, dia 12 de junho.

Nós tínhamos adiantado, no dia 6 de junho, que Geison deveria ser o novo diretor do Procon Maringá.

Ele é o quarto diretor do Procon Maringá, desde janeiro de 2017: o primeiro foi o advogado Rogério Calazans, que deixou o órgão para dedicar-se totalmente à Secretaria de Gestão. Assumiu em seu lugar Felipe Santos Martins, que era gerente no órgão. Felipe cedeu a diretoria para o advogado João Luiz Regiani, que ficou de fevereiro a maio no comando do Procon. Assume agora o advogado Geison Ferdinandi.

SOBRINHO DE CLÁUDIO FERDINANDI E MEMBRO DA NOVA EXECUTIVA DO MDB
O advogado Geison é sobrinho do professor Cláudio Ferdinandi, presidente do Unicesumar e que foi vice-prefeito de Maringá, na gestão do Carlos Roberto Pupin, de 2013 a 2016. A nomeação, entretanto, nada tem a ver com professor, que tem uma longa trajetória política e profissional em Maringá e é filiado ao MDB, sendo uma das lideranças mais fortes do Diretório Municipal dissolvido recentemente pelo Diretório Estadual.

Geison, o sobrinho, integra a executiva do MDB, nomeada pelo Diretório Estadual e que tem como presidente o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora. Essa Executiva está sub judice, aguardando decisão de medida cautelar apresentada à justiça pelo Diretório Municipal, pedindo a nulidade da dissolução e a garantia da validade do mandato até outubro de 2019.

NOVA DISSIDÊNCIA

A nomeação de Geison Ferdinandi causou desapontamento em alguns emedebistas tradicionais, que apoiaram a dissolução do Diretório Municipal e que esperavam convites para participarem de equipes da administração municipal.

Falamos rapidamente sobre isso aqui no ‘O Assunto é Política’. Será preciso aguardar os próximos passos dos emedebistas neo dissidentes e a sentença da justiça sobre o diretório municipal, garantindo a nova executiva ou o devolvendo o mandato do partido ao diretório, anulando a sua dissolução.

O comando de Edson Scabora agora é contestado na Justiça e por um grupo de filiados que apoiaram a intervenção. O objetivo agora é trabalhar pela convocação de eleições para constituição de um novo diretório. Ou seja, tem muitas variáveis e possibilidades envolvendo o MDB de Maringá, um partido feito de muitas disputas e emoções. 

TRIBUNAL DE JUSTIÇA APROVA 4,94% DE REAJUSTE SALARIAL
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) aprovou proposta de reajuste de 4,94% para servidores do Poder Judiciário Paranaense. A proposta segue agora para votação na Assembleia Legislativa do Paraná.

SECRETÁRIO DE FAZENDA DO PARANÁ CONTINUA NEGANDO REAJUSTE SALARIAL

Na prestação de contas do primeiro quadrimestre o secretário de Fazenda do Estado do Paraná, Renê Garcia Junior, apresentou números que foram contestados pelos deputados. O secretário, representando o governo, disse que a decisão não era dele, mas que não há recursos para o reajuste dos servidores.

Os deputados não concordaram com o secretário e o assunto dominou a audiência pública.

A decisão do Poder Judiciário coloca ainda mais pressão sobre o governo do Paraná. E quando o secretário diz que a decisão não é dele está jogando a responsabilidade no colo do governador?

Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos.

CPI DA JMK: JACOVÓS APRESENTA PLANO DE TRABALHO

Na segunda reunião da Comissão de deputados que investiga a empresa JMK (empresa que fazia manutenção da frota de veículos do Estado), que segundo a Polícia Civil, teriam desviado 125 milhões de reais no contrato com o governo, o deputado Jacovós, relator e coordenador da investigação, apresentou um plano de trabalho, que foi aprovado pela Comissão.

Nesse plano, entre outros procedimentos, estão previstos:

• o convite para o Delegado Alan Flore, da Divisão de Combate à Corrupção para prestar informações à CPI.

• convocação da ex-secretária de Administração, Dinorah Botto Nogara, responsável pela pasta em 2015, quando o contrato foi assinado.

A CPI definiu também que fará sessões itinerantes nas principais cidades do Paraná, para ouvir possíveis vítimas da JMK.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade